???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11076
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Game Design Storytelling: Gamificação educacional através de narrativas e objetivos de aprendizagem
Other Titles: Game Design Storytelling: Educational Gamification through Narratives and Learning Objectives
???metadata.dc.creator???: Bernardo, João Ricardo Serique 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Conte, Tayana Uchôa
First advisor-co: Pessoa, Marcela Sávia Picanço
???metadata.dc.contributor.referee1???: Malucelli, Andreia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gasparini, Isabela
???metadata.dc.description.resumo???: A gamificação tem se destacado na área educacional por seu potencial de engajar estudantes e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico. No entanto, criar experiências gamificadas ainda representa um desafio, especialmente diante da falta de processos que guiem a criação de gamificações que integrem diversão e objetivos de aprendizagem. Esta dissertação tem como objetivo avaliar e aprimorar o processo Game Design Storytelling (GDS), que combina elementos de game design, estrutura narrativa e design instrucional para apoiar a criação de aulas gamificadas. A metodologia adotada foi baseada em experimentação, guiada por um ciclo iterativo composto por estudos com estudantes, especialistas e professores. Os estudos incluíram um experimento controlado, grupo focal, aplicações em sala de aula e o desenvolvimento de versões digitais do processo. Os resultados indicaram melhorias na clareza, usabilidade e aplicabilidade do GDS, culminando na criação do GDS Web, uma ferramenta interativa que automatiza o processo e facilita sua adoção por docentes. Conclui-se que o GDS tem potencial para apoiar o planejamento pedagógico de experiências gamificadas, promovendo uma integração significativa entre narrativa, jogo e aprendizagem.
Abstract: Gamification has gained prominence in education due to its potential to engage students and make the learning process more dynamic. However, creating gamified experiences still poses a challenge, especially given the lack of processes to guide the creation of gamifications that integrate fun and learning objectives. This dissertation aims to evaluate and improve the Game Design Storytelling (GDS) process, which combines elements of game design, narrative structure, and instructional design to support the creation of gamified lessons. The methodology was based on experimentation, guided by an iterative cycle of studies with students, experts, and teachers. The studies included a controlled experiment, a focus group, classroom applications, and the development of digital versions of the process. The results indicated improvements in the GDS's clarity, usability, and applicability, culminating in the creation of GDS Web. This interactive tool automates the process and facilitates teachers' adoption of it. GDS has the potential to support the pedagogical planning of gamified experiences, promoting a significant integration between narrative, game, and learning.
Keywords: Jogos - Conhecimentos e aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
???metadata.dc.subject.user???: Gamificação
Narrativa
Aprendizagem
Elementos de jogos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: BERNARDO, João Ricardo Serique. Game Design Storytelling: gamificação educacional através de narrativas e objetivos de aprendizagem. 2025. 319 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11076
Issue Date: 4-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JoaoBernardo_PPGI 31.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.