???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11081
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Arquétipos no design de identidades visuais: guia projetual para designers
Other Titles: Archetypes in visual identity design: A Guide for Designers
???metadata.dc.creator???: Cruz, Daniel Madson Souza da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mota, Sheila Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pacheco, Almir de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Patrícia dos Anjos Braga Sá dos
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo investiga como a teoria dos arquétipos pode contribuir para o desenvolvimento de identidades visuais, propondo um modelo projetual baseado nos arquétipos definidos por Mark e Pearson (2001), a partir da teoria de Jung (2000). A pesquisa busca integrar conhecimentos de Design, Marketing e Publicidade, explorando o potencial simbólico no desenvolvimento das marcas. O modelo, dividido em dez etapas, foi testado por meio de um estudo de caso aplicado à criação da identidade visual de uma marca real. Como resultado, foi desenvolvido um guia digital que apresenta o modelo de forma prática e acessível, com templates e orientações para que designers possam aplicar os arquétipos em seus próprios projetos. A proposta contribui para o campo do Design ao oferecer um passo a passo estruturado, que ajuda a fortalecer a identidade arquetípica das marcas e apoia o profissional na construção de projetos mais coerentes e expressivos.
Abstract: This study investigates how archetype theory can contribute to the development of visual identities by proposing a design model based on the brand archetypes defined by Mark and Pearson (2001), grounded in Jung's (2000) theory. The research aims to integrate knowledge from Design, Marketing, and Advertising, exploring the symbolic potential in brand development. The model, structured in ten stages, was tested through a case study involving the creation of a visual identity for a real brand. As a result, a digital guide was developed to present the model in a practical and accessible way, offering templates and guidelines so that designers can apply archetypes in their own projects. This proposal contributes to the field of Design by providing a structured, step-by-step approach that helps strengthen a brand’s archetypal identity and supports professionals in building more coherent and expressive visual identity projects.
Keywords: Desenho industrial
Projeto de produto
Desenhistas industriais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: DESENHO INDUSTRIAL: PROGRAMACAO VISUAL
???metadata.dc.subject.user???: Design
Arquétipos
Identidade visual
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Design
Citation: CRUZ, Daniel Madson Souza da. Arquétipos no design de identidades visuais: guia projetual para designers. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11081
Issue Date: 28-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_DanielCruz_PPGD41.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.