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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11084
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Atividades experimentais no ensino de Física: diversidade e tendências no período de 2014-2023
???metadata.dc.creator???: Lima, Luciele Joíne Barros 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
First advisor-co: Pucinelli, Ricardo Henrique
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Josemar Farias da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Paulino, Otávio Floriano
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta uma revis„o de mapeamento em pesquisa educacional, pautada em publicaÁıes que versam sobre atividades experimentais no ensino de FÌsica, disponÌveis no Portal de PeriÛdicos da CAPES, produzidas no perÌodo de 2014-2023. A seleÁ„o incluiu artigos classificados como Qualis A (quadriÍnio 2017-2020), sem restriÁ„o de idioma. O objetivo principal desta pesquisa È analisar em diferentes dimensıes os artigos relacionados ‡s atividades experimentais no ensino de FÌsica em publicaÁıes acadÍmicas no perÌodo de 10 anos (2014- 2023). A pesquisa busca responder ‡ seguinte quest„o: Qual o conhecimento produzido no perÌodo de 2014-2023 sobre atividades experimentais no ensino de FÌsica? A an·lise abrange diferentes dimensıes, incluindo: diversidade terminolÛgica, ·reas da FÌsica, nÌveis de ensino, alcance das atividades, recursos e fundamentaÁ„o epistemolÛgico-pedagÛgica. Entre os principais resultados, destaca-se a diversidade terminolÛgica empregada pelos autores para se referir ‡s atividades experimentais, podendo refletir diferentes perspectivas epistemolÛgicas ou usos variados no ensino de CiÍncias. As ·reas de conhecimento mais exploradas foram Mec‚nica e Eletromagnetismo em detrimento de outras ·reas como ”ptica, FÌsica TÈrmica e FÌsica Moderna e Contempor‚nea. O estudo abrange diferentes nÌveis educacionais, abarcando do Ensino Fundamental ao Superior, com destaque para interseÁıes entre eles. Os resultados mostram uma tendÍncia dos autores na aplicaÁ„o pr·tica dessas atividades, em vez de sua mera proposiÁ„o. Os contextos de implementaÁ„o e proposiÁ„o dessas atividades incluem laboratÛrios, salas de aula e ambientes extraclasse. Diversos estudos analisados propuseram a utilizaÁ„o de recursos tecnolÛgicos, materiais recicl·veis e de f·cil acesso, alÈm do emprego de softwares e simulaÁıes para a an·lise de dados como parte de atividades experimentais no ensino de FÌsica. A fundamentaÁ„o epistemolÛgico-pedagÛgica evidencia a influÍncia das teorias pedagÛgicas cl·ssicas no ensino de FÌsica, particularmente nas pr·ticas experimentais. Revisıes de literatura realizadas na ·rea ressaltam ainda os desafios e limitaÁıes, refletindo a complexidade que envolve o tema. As an·lises deste estudo ressaltam que as pr·ticas experimentais apresentam um papel fundamental podendo contribuir para a formaÁ„o cientÌfica e crÌtica dos alunos. Contudo, ainda h· o desafio de garantir que essas atividades sejam planejadas e realizadas de forma a maximizar o seu impacto educacional.
Abstract: This research presents a mapping review of educational research, based on publications addressing experimental activities in Physics teaching, available in the CAPES Journal Portal, and produced in the period from 2014 to 2023. The selection included articles classified as Qualis A (four-year period 2017-2020) with no language restrictions. The main objective of this research is to analyze across different dimensions, the articles related to experimental activities in Physics teaching published in academic journals over a ten-year period (2014– 2023). The research seeks to answer the following question: What knowledge has been produced during the period from 2014 to 2023 concerning experimental activities in Physics teaching? The analysis covers different dimensions, including: terminological diversity, areas of Physics, educational levels, scope of activities, resources, and epistemological-pedagogical foundations. Among the main results, the diversity of terminology employed by authors to refer to experimental activities stands out, which may reflect different epistemological perspectives or varied uses in the teaching of Sciences. The areas of knowledge most explored were Mechanics and Electromagnetism, to the detriment of other areas such as Optics, Thermal Physics, and Modern and Contemporary Physics received less attention. The study covers different educational levels, ranging from Elementary Education to Higher Education, highlighting intersections between them. The results show that authors tend to emphasize the practical application of these activities rather than merely proposing them. The contexts of these activities' implementation and proposition include laboratories, classrooms, and extracurricular environments. Various studies proposed the use of technological resources, recyclable and easily accessible materials, and the employment of software and simulations for data analysis as part of experimental activities in the teaching of Physics. The epistemologicalpedagogical foundation highlights the influence of classical pedagogical theories on the teaching of Physics, particularly in experimental practices. Literature reviews conducted in the field further emphasize the challenges and limitations, reflecting the complexity inherent to the topic. The analyses of this study emphasize that experimental practices play a fundamental role and can contribute to students' scientific and critical formation. However, the challenge remains to ensure that these activities are planned and executed in a way that maximizes their educational impact.
Keywords: Física - Estudo e ensino
Física - Experiências
Física - Pesquisa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Estado do conhecimento
Experimentação
Ensino de Física
Mapeamento
Pesquisa qualitativa
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: LIMA, Luciele Joíne Barros. Atividades experimentais no ensino de Física: diversidade e tendências no período de 2014-2023. 2025. 124f. Trabalho de Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11084
Issue Date: 8-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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