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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Atuação dos espaços museológicos de Manaus como ferramenta de promoção a Cultura Pop Oriental e Geek
Other Titles: The role of museum spaces in Manaus as a tool for promoting Oriental and Geek Pop Culture
???metadata.dc.creator???: Araújo, Luana da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
First advisor-co: Cavalcante, Katia Viana
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ramos, Paula Mirana Sousa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Jacaúna, Tiago da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo busca discorrer sobre o fenômeno da cultura pop oriental e geek na cidade de Manaus, que ocupam os espaços museológicos por meio de convenções abertas ao público em geral. A pesquisa tem como objetivo discutir esse segmento a partir da compreensão sobre cultura e transculturalidade, ao buscar compreender as tribos que compõem o segmento da cultura pop geek. Para contextualizar a diversidade e expansão desse nicho, tomou-se como base pesquisas já realizadas até o momento por diversos autores que discutissem o cenário no Brasil e no mundo, tendo em vista pesquisas de campo em locais distintos. Além disso, se fez necessário uma breve abordagem acerca do tema glocal, baseado em Edgar Morin, para explicar as trocas e influências entre culturas, como é o caso da Cultura Nipo-brasileira e Hallyu no Brasil. Para a realização desta pesquisa, os métodos utilizados foram qualitativos e contou com uma abordagem bibliográfica, documental e de campo. Ao realizar o estado da arte, foi observado que os estudos que abordam o tema “cultura pop em museus” são escassos, fazendo-se necessário o presente estudo a fim de preencher essa lacuna, ao buscar compreender como funciona a aliança entre eventos geek e museu e suas motivações; além disso, o presente estudo busca discutir a cultura geek enquanto cultura legítima e não mais como uma subcultura. Para isto, durante a pesquisa de campo, foram aplicados questionários presenciais por meio do google forms e a ferramenta de enquetes da mídia social Instagram a fim de alcançar o público geek que possui maior concentração participativa online; entrevistas semiestruturadas para o levantamento de informações relacionadas ao tema, além da observação participante nos eventos. Assim, delimitou-se como locais (objetos) os centros culturais e museológicos a) Palacete Provincial, b) Centro Cultural dos Povos da Amazônia e c) Teatro Amazonas; e sujeitos, o público frequentador dos eventos, bem como a equipe administrativa ou diretoria dos espaços que sediam tais eventos, além das empresas produtoras culturais, sendo elas: Casa Geek 42, Empire Dioramas e 1 Minuto Nerd. Quanto a análise dos dados levantados, foi realizada a análise de conteúdo baseada nas informações apresentadas pelos indivíduos entrevistados em conjunto com a teoria, que buscou responder a problemática de que impactos os eventos geek têm sobre espaços museológicos de Manaus que os sediam, tomando como objetivo os estudos de Cultura, Cultura Pop Oriental e Geek e identificar quem é o público frequentador de tais eventos nos espaços estudados. Por fim, o estudo conclui e reflete sobre a troca mútua entre eventos geek e museus, reforçando a legitimação dessa cultura baseada nas entrevistas realizadas com os gestores dos museus sede dos eventos; bem como seus impactos benéficos nesses espaços e na sociedade manauara, reconhecendo sua importância, eficácia e enfatizando o novo papel do museu enquanto museu vivo, frente a sociedade manauara contemporânea.
Abstract: This study aims to discuss the phenomenon of oriental and geek pop culture in the city of Manaus, which occupies museum spaces through conventions open to the general public. The research aims to discuss this segment based on the understanding of culture and transculturality, by seeking to understand the tribes that make up the geek pop culture segment. In order to contextualize the diversity and expansion of this niche, we used as a basis research already carried out to date by several authors who discussed the scenario in Brazil and worldwide, taking into account field research in different locations. In addition, we needed to briefly approach the glocal theme, based on Edgar Morin, to explain the exchanges and influences between cultures, as is the case of Japanese-Brazilian Culture and Hallyu in Brazil. To carry out this research, the methods used were qualitative and included a bibliographic, documentary and field approach. When conducting the state of the art, it was observed that studies that address the theme “pop culture in museums” are scarce, making the present study necessary in order to fill this gap, by seeking to understand how the alliance between geek events and museums works and their motivations; in addition, the present study seeks to discuss geek culture as a legitimate culture and no longer as a subculture. To this end, during the field research, face-to-face questionnaires were applied through Google Forms and the Instagram social media poll tool in order to reach the geek audience that has a greater online participation concentration; semi-structured interviews to collect information related to the theme, in addition to participant observation at the events. Thus, the following cultural and museum centers were delimited as locations (objects): a) Palacete Provincial, b) Centro Cultural dos Povos da Amazônia and c) Teatro Amazonas; and subjects, the public attending the events, as well as the administrative team or board of directors of the spaces that host such events, in addition to the cultural production companies, namely: Casa Geek 42, Empire Dioramas and 1 Minuto Nerd. Regarding the analysis of the data collected, content analysis was carried out based on the information presented by the individuals interviewed together with the theory, which sought to answer the question of what impacts geek events have on museum spaces in Manaus that host them, taking as its objective the studies of Culture, Oriental Pop Culture and Geek and identifying who is the public attending such events in the spaces studied. Finally, the study concludes and reflects on the mutual exchange between geek events and museums, reinforcing the legitimacy of this culture based on the interviews conducted with the managers of the museums that host the events; as well as its beneficial impacts on these spaces and on Manaus society, recognizing its importance, effectiveness and emphasizing the new role of the museum as a living museum, in the face of contemporary Manaus society.
Keywords: Patrimônio cultural - Manaus (AM)
Museus - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: MUSEOLOGIA
OUTROS: CIENCIAS SOCIAIS
???metadata.dc.subject.user???: Espaços museológicos
Cultura geek
Cultura pop asiática
Transculturalidade
Manaus
Hallyu
Cultura pop nipo-brasileira
Patrimônio cultural
Cultura
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: ARAÚJO, Luana da Silva. Atuação dos espaços museológicos de Manaus como ferramenta de promoção a cultura pop oriental e geek. 2025. 295 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11088
Issue Date: 22-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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