???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11103
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gouvêa, Luis Felipe Cordovil | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8347273839810100 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Ettore Paredes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5717478112353570 | eng |
dc.contributor.referee2 | Santos, Saulo Cézar Seiffert | - |
dc.contributor.referee3 | Gibin, Gustavo Bizarria | - |
dc.date.issued | 2023-11-21 | - |
dc.identifier.citation | GOUVÊA, Luis Felipe Cordovil. Realidade e imaginação: ensinando radioatividade com Role Playing Game. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11103 | - |
dc.description.resumo | As transformações dinâmicas que o mundo atual sofre, torna necessário que os estudantes explorem problemas científicos, desenvolvendo novas ideias e conexões entre as diferentes áreas do conhecimento. Um aspecto importante, mas negligenciado, no processo de aprendizagem dos conceitos científicos é a imaginação, que se faz presente, principalmente, na produção de modelos e teorias científicas. Visando resgatar esse tópico e conhecer melhor suas influências sobre o ensino-aprendizagem de ciências, definimos o que seria imaginação, sob a óptica do filósofo francês Gaston Bachelard e como ela, possivelmente, se relacionaria com o processo de aprendizagem. Em seguida, com auxílio do Role-Playing Game (RPG), construímos uma história interativa de ficção científica, que produzisse um ambiente propício para o surgimento da “imaginação bachelardiana”. Durante a aventura, abordamos a temática de radioatividade, que serve de base para a discussão de conceitos científicos complexos, aplicações práticas e questões éticas e sociais relevantes. O público-alvo da pesquisa foi estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Manaus, no Amazonas. Utilizamos a triangulação de métodos em uma entrevista semiestruturada, um grupo focal e transcrições de gravações dos áudios das sessões de RPG para analisar, dentro e fora do ambiente do jogo, quais eram os tipos de imaginação evocadas pelos estudantes, se a comunicação deles apresentava características de divulgação científica e se houve aprendizagem do conceito, segundo a ótica de Bachelard. O resultado dessa pesquisa indica que o tipo de imaginação evocada depende das características do ambiente no qual o estudante se encontra. Uma maior interação social produz imaginação dinâmica, enquanto uma menor, produz uma imaginação material. Contudo, caso não se conheça bem os obstáculos epistemológicos presentes nos conhecimentos prévios dos estudantes, não será possível desenvolver uma aprendizagem adequada do tema abordado. Por fim, também se observa que é possível encontrar alguns elementos inerentes a divulgação científica na fala dos estudantes, apesar de ser de forma incompleta. | eng |
dc.description.abstract | The dynamic transformations that the current world is undergoing make it necessary for students to explore scientific problems, developing new ideas and connections between different areas of knowledge. An important, but neglected, aspect in the process of learning scientific concepts is imagination, which is present, mainly, in the production of scientific models and theories. Aiming to rescue this topic and better understand its influences on the teaching and learning of science, we defined what imagination would be, from the perspective of the French philosopher Gaston Bachelard and how it would possibly relate to the learning process. Then, with the help of the Role-Playing Game (RPG), we built an interactive science fiction story, which would produce an environment conducive to the emergence of the “Bachelardian imagination”. During the adventure, we address the topic of radioactivity, which serves as a basis for discussing complex scientific concepts, practical applications and relevant ethical and social issues. The target audience for the research was third-year high school students at a state school in the city of Manaus, in Amazonas. We used the triangulation of methods in a semi-structured interview, a focus group and transcriptions of audio recordings of RPG sessions to analyze, inside and outside the game environment, what types of imagination were evoked by the students, whether their communication presented characteristics of scientific dissemination and whether there was learning of the concept, according to Bachelard's perspective. The result of this research indicates that the type of imagination evoked depends on the characteristics of the environment in which the student finds himself. Greater social interaction produces dynamic imagination, while lesser interaction produces material imagination. However, if the epistemological obstacles present in the students' prior knowledge are not well understood, it will not be possible to develop adequate learning on the topic covered. Finally, it is also observed that it is possible to find some elements inherent to scientific dissemination in the students' speech, despite being incomplete. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Jogos - Conhecimentos e aprendizagem | por |
dc.subject | Jogos educativos | por |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | eng |
dc.title | Realidade e imaginação: ensinando radioatividade com Role Playing Game | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0002-4200-5980 | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0001-5779-6466 | eng |
dc.subject.user | Radioatividade | por |
dc.subject.user | Ensino-aprendizagem de ciências naturais | por |
dc.subject.user | Jogos Pedagógicos | por |
dc.subject.user | Imaginação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_LuisFelipeGouvea_PPGECIM | 1.91 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.