???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Adriane Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0777074965023423eng
dc.contributor.advisor1Antunes, Ettorre Paredes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5717478112353570eng
dc.contributor.referee1Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200eng
dc.contributor.referee2Pereira, Letícia dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158651200871834eng
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationLIMA, Adriane Viana. A cultura do Boi-Bumbá de Parintins e o Ensino de Química: Interculturalismo e o Processo de ensino-aprendizagem. 2025. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11114-
dc.description.resumoEste trabalho é resultante da pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A pesquisa partiu da identificação de uma lacuna no reconhecimento e na integração dos conhecimentos culturais dos alunos no contexto do ensino de Química, buscando evidenciar a importância do interculturalismo como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem. Por meio desse estudo, buscou-se compreender como o interculturalismo pode ser utilizado para fomentar reflexões sobre problemas ambientais, como as queimadas na região Amazônica, e integrá-los à vivência cotidiana dos estudantes, utilizando as toadas do Boi-Bumbá em Parintins como estratégia para uma educação ambiental. Para atingir os objetivos elencados, a pesquisa adotou como método a intervenção de uma sequência didática fundamentada nos "Três Momentos Pedagógicos" proposta por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). A estratégia metodológica envolveu a utilização das toadas dos Bois Caprichoso e Garantido como recurso pedagógico, permitindo aos estudantes refletirem sobre as questões ambientais vivenciadas em sua realidade, especialmente as queimadas, e relacionarem essas questões com sua identidade cultural. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, a análise dos dados foi conduzida com base na Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2006). Dentre as contribuições que esse trabalho elencou a promoção da participação ativa dos alunos, a construção coletiva de uma toada autoral com temática ambiental e a elaboração de desenhos representando os aprendizados e percepções dos estudantes sobre as queimadas constituíram o produto da pesquisa. Além disso, foi possível destacar a importância de relacionar os conteúdos com a realidade dos estudantes, para promover o interesse em assuntos considerados difíceis. Por fim, esse trabalho evidenciou que a integração entre cultura, educação ambiental e Ensino de Química, ao utilizar as toadas do Boi-Bumbá de Parintins, oferece uma abordagem educativa intercultural para os estudantes.eng
dc.description.abstractThis work is the result of research developed in conjunction with the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECIM) at the Federal University of Amazonas (UFAM). The research began by identifying a gap in the recognition and integration of students' cultural knowledge in the context of Chemistry teaching, seeking to highlight the importance of interculturalism as a pedagogical tool in the teaching-learning process. Through this study, we sought to understand how interculturalism can be used to encourage reflections on environmental problems, such as the fires in the Amazon region, and integrate them into the daily lives of students, using the toadas do boi bumbá in Parintins as a strategy for environmental education. To achieve the listed objectives, the research adopted as a method the intervention of a didactic sequence based on the "Three Pedagogical Moments" proposed by Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2011). The methodological strategy involved the use of the Caprichoso and Garantido oxen as a pedagogical resource, allowing students to reflect on environmental issues experienced in their reality, especially the fires, and to relate these issues to their cultural identity. The research adopted a qualitative approach, and data analysis was conducted based on the Discursive Textual Analysis of Moraes; Galiazzi (2006). Among the contributions that this work listed were the promotion of active participation of students, the collective construction of an original toada with an environmental theme and the elaboration of drawings representing the students' learning and perceptions about the fires constituted the product of the research. In addition, it was possible to highlight the importance of relating the content to the students' reality, to promote interest in subjects considered difficult. Finally, this work showed that the integration between culture, environmental education and Chemistry teaching, when using the toadas of the Boi-Bumbá of Parintins, offers an intercultural educational approach for students.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/87118/DISS_AdrianeLima_PPGECIM.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação - Métodos de ensinopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.subject.cnpqOUTROSeng
dc.titleA cultura do Boi-Bumbá de Parintins e o Ensino de Química: interculturalismo e o processo de ensino-aprendizagemeng
dc.title.alternativeThe Boi-Bumbá Culture of Parintins and the Teaching of Chemistry: Interculturalism and the Teaching-Learning Processeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4200-5980eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-3859-3675eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7595-8892eng
dc.contributor.referee2orcidhttp://lattes.cnpq.br/1158651200871834eng
dc.subject.userEducação Interculturalpor
dc.subject.userEducação Ambiental Críticapor
dc.subject.userCultura Amazônicapor
dc.subject.userEstratégia didáticapor
dc.subject.userBoi-bumbápor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AdrianeLima_PPGECIM 1.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.