???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11115
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Maria Eduarda Maquiné da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9601191785250851 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Ettore Paredes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5717478112353570 | eng |
dc.contributor.referee1 | Santos, Saulo Cézar Seiffert | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7982886390004064 | eng |
dc.contributor.referee2 | Kasseboehmer, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3740681990984284 | eng |
dc.date.issued | 2025-06-30 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Maria Eduarda Maquiné da. Professor-Divulgador e produção de materiais de divulgação científica: contribuições da Alfabetização Científica e Tecnológica para a apropriação de temas CT. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11115 | - |
dc.description.resumo | Em uma sociedade cada vez mais interconectada, observam-se mudanças nas formas de acesso, produção e consumo de Materiais de Divulgação Científica, o que impacta diretamente a maneira como os indivíduos se relacionam com os temas de Ciência e Tecnologia. Neste sentido, ao considerar a Divulgação Científica como um gênero discursivo próprio, que carrega consigo, ainda que de forma subjetiva, as relações interpeladas de seus produtores, destaca-se a necessidade de compreender as possibilidades de um processo formativo capaz de potencializar as questões científicas e tecnológicas, levando em conta a produção e difusão desses materiais. Em virtude disso, a presente pesquisa, embasada pelos preceitos de Divulgação Científica de Cunha, da Alfabetização Científica e Tecnológica e da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Fourez, investigou de que forma os processos de Alfabetização Científica e Tecnológica poderiam subsidiar a formação continuada de professores – na perspectiva de divulgadores da Ciência – e orientar na produção de Materiais de Divulgação Científica. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, sendo a sua obtenção de dados realizada por meio de fichas de base de conhecimento e de atividades, entrevistas, Materiais de Divulgação Científica produzidos e gravações de áudio obtidas durante uma oficina pedagógica. Os dados foram analisados a luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados ressaltam a importância da formação do divulgador a partir da perspectiva da Alfabetização Científica e Tecnológica, uma vez que essa estratégia favorece a compreensão de assuntos científicos e tecnológicos alinhados ao contexto social. A pesquisa observou a dificuldade inicial dos participantes em reconhecer espaços urbanos como locais de Ciência e Tecnologia, ainda que estes percebessem o mérito da Divulgação Científica no cotidiano. Os dados obtidos por meio da oficina apontaram para essa mudança de percepção e para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à Alfabetização Científica e Tecnológica. Cabe ressaltar o papel das relações discursivas entre os participantes e da influência dessas na construção dos materiais. Estes abordaram tópicos como sustentabilidade, mobilidade urbana e conservação do patrimônio, destacando a relevância dessas questões para a realidade local e estimulando o público a uma possível mudança social e ambiental. Com isso, destaca-se a importância de discussões sobre o processo de formação do professor enquanto divulgador científico e das potencialidades da Divulgação Científica para o fomento de um novo hábito social. | eng |
dc.description.abstract | In an increasingly interconnected society, changes are being observed in the ways we access, produce, and consume Science Communication Materials, directly impacting how individuals relate to science and technology. Therefore, considering Science Communication as a distinct discursive genre, which carries with it, albeit subjectively, the interpellated relationships of its producers, highlights the need to understand the possibilities of a training process capable of enhancing scientific and technological issues, taking into account the production and dissemination of these materials. Therefore, this research, based on Cunha's precepts of Science Communication, Scientific and Technological Literacy, and Fourez's Interdisciplinary Island of Rationality, investigated how Scientific and Technological Literacy processes could support the continuing education of teachers—from the perspective of science communicators—and guide the production of Science Communication Materials. The study adopted a qualitative approach, characterized as action research. Data were collected through knowledge base and activity sheets, interviews, scientific dissemination materials, and audio recordings obtained during a pedagogical workshop. The data were analyzed using Discursive Textual Analysis. The results highlight the importance of training communicators from the perspective of Scientific and Technological Literacy, as this strategy fosters the understanding of scientific and technological topics aligned with the social context. The research noted participants' initial difficulty in recognizing urban spaces as places of science and technology, even though they recognized the merit of scientific dissemination in everyday life. The data obtained through the workshop pointed to this shift in perception and the development of skills related to Scientific and Technological Literacy. It is worth highlighting the role of discursive relationships among participants and their influence on the construction of the materials. These addressed topics such as sustainability, urban mobility, and heritage conservation, highlighting the relevance of these issues to local realities and encouraging the public to embrace potential social and environmental change. This highlights the importance of discussions on the process of training teachers as science communicators and the potential of Science Communication for fostering a new social habit. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/87112/DISS_MariaEduardaSilva_PPGECIM.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | eng |
dc.title | Professor-Divulgador e produção de materiais de divulgação científica: contribuições da Alfabetização Científica e Tecnológica para a apropriação de temas CT | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Divulgação Científica | por |
dc.subject.user | Alfabetização Científica e Tecnológica | por |
dc.subject.user | Professor-Divulgador | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_MariaEduardaSilva_PPGECIM | 2.18 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.