???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11119
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Ronny Helson de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2971098585095477 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Bik, Jonas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5345312521055243 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Neves, Milene da Silva Morais | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5786406476844458 | eng |
dc.contributor.referee1 | Costa, Cleinaldo Almeida | - |
dc.contributor.referee2 | Carneiro, Lilian Carla | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | - |
dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Ronny Helson de Souza. Educação médica em cirurgia: guia de propostas metodológicas para cirurgiões docentes. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Cirurgia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11119 | - |
dc.description.resumo | JUSTIFICATIVA:O presente estudo é motivado pela necessidade de fomentar o conhecimento para os docentes sobre metodologias ativas no ensino da cirurgia, e assim fornecer suporte de comotransmitir o conhecimento cirúrgico. Somado a isso, incentivar usando essas metodologias ativas, o aprendizado e o interesse dos discentes no que tange ao ensino médico. OBJETIVO GERAL:Conceber um guiacom metodologias ativas de ensino para cirurgiões que atuam como docente em medicina; ESPECÍFICOS:Identificar através de revisão Integrativa da literatura,as principais metodologias ativas que se encaixam no ensino médico; Compilar os dados da literatura científica para a elaboração do manual metodológico de ensino na disciplina de cirurgia; MÉTODO: Revisão integrativa da literatura científica para elaboração de um manual metodológico para os docentes de cirurgia na graduação em medicina. RESULTADOS: A amostra foi composta por 55 artigos, incluídos dois registros adicionais por meio de pesquisa manual que serviram como base para a confecção do manual de metodologias ativas para cirurgiões docentes. CONCLUSÕES:Foi possível a elaboração do guia de propostas metodológicas, e uma unanimidade nas pesquisas encontradas, os benefícios das metodologias ativas de ensino em relação a metodologia tradicional, e que as combinações dos diversos tipos de metodologias ativas é a forma mais eficaz de aprendizado. | eng |
dc.description.abstract | BACKGROUND: This study is motivated by the need to promote knowledge for teachers about active methodologies in teaching surgery, and thus provide support on how to transmit surgical knowledge. In addition, the aim is to encourage the use of these active methodologies to learn and increase students' interest in medical education. GENERAL OBJECTIVE: To design a guide with active teaching methodologies for surgeons who work as medical teachers; SPECIFIC: To identify, through an integrative literature review, the main active methodologies that fit into medical education; To compile data from the scientific literature to prepare a methodological manual for teaching surgery in the discipline; METHOD: An integrative review of the scientific literature to prepare a methodological manual for surgery teachers in undergraduate medical courses. RESULTS: The sample consisted of 55 articles, including two additional records through manual research that served as a basis for preparing the manual of active methodologies for teaching surgeons. CONCLUSIONS: It was possible to prepare a guide of methodological proposals, and there was unanimity in the research that found the benefits of active teaching methodologies in relation to traditional methodology, and that the combinations of the different types of active methodologies are the most effective form of learning. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/87171/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Medicina | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Cirurgia | eng |
dc.rights | Acesso Embargado | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Cirurgia - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Medicina - Estudo e ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE: MEDICINA | eng |
dc.title | Educação médica em cirurgia: guia de propostas metodológicas para cirurgiões docentes | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Metodologias ativas | por |
dc.subject.user | Manual | por |
dc.subject.user | Cirurgia | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Cirurgia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf | 82.17 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.