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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11137
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Vivências de mães solo universitárias no contexto amazônico: as reverberações do abandono paterno na trajetória acadêmica |
Other Titles: | Experiences of Solo University Mothers in the Amazonian Context: The Reverberations of Paternal Abandonment in the Academic Trajectory |
???metadata.dc.creator???: | Barros, Valexa Moraes de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Iolete Ribeiro da |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Costa, Maria Conceição |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Zucco, Maise Caroline |
???metadata.dc.description.resumo???: | A expressão "mãe solo" tem ganhado popularidade na sociedade atual como uma tentativa de desconstruir a definição pejorativa relacionada ao estado civil “mãe solteira”. Historicamente, o termo foi visto sob a ótica do controle social em sociedades patriarcais, onde a maternidade era um meio de subjugação das mulheres perante os homens. No Brasil, a maioria das mães solo são mulheres negras, concentrando-se majoritariamente nas regiões Norte e Nordeste. Entre essas mulheres, apenas uma parcela limitada consegue acessar e permanecer no ensino superior, o que evidencia a persistência de desigualdades estruturais profundamente enraizadas no contexto social, racial e territorial brasileiro. É nesse cenário de desafios que se insere esta dissertação, que integra a linha pesquisa Processos Psicossociais, e se vincula ao Projeto HUMANITAS – CT&I FAPEAM. A pesquisa tem como objetivo analisar as possíveis reverberações do abandono paterno na trajetória acadêmica e na permanência de mães solo universitárias no contexto amazônico. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e de campo, embasada na Psicologia Sócio-Histórica. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista narrativa com três mães universitárias, sendo duas mulheres negras e uma mulher branca, todas oriundas do interior do Amazonas e estudantes do campus da UFAM e UEA de Parintins. A análise dos dados se deu por meio do Núcleos de Significação baseado na proposta Teórico Metodológica da Psicologia Sócio-Histórica. A aglutinação dos pré-indicadores constituiu 12 indicadores, possibilitando a construção de quatros núcleos de significação: Núcleo 1) A Luta pela Inserção na Educação: Entre Interrupções e Recomeços; Núcleo 2) A Permanência na Universidade em Meio aos Desafios: Conciliando Realidades e Resistindo; Núcleo 3) Negligência Paterna, Maternidade e a Força dos Filhos que impulsionam a Trajetória Acadêmica, e Núcleo 4) A Universidade como Espaço de Transformação, Potencial e Limitações para as Mães Estudantes. Os resultados revelam que o percurso educacional das estudantes foi marcado por interrupções e recomeços, evidenciado desde os primeiros anos. Na universidade, elas enfrentaram vários desafios, desde a questão financeira à ausência de infraestrutura e recursos básicos, mas também durante a trajetória puderam contar com suas redes de apoio. Um dos achados mais relevantes foi a reverberação da negligência paterna, caracterizado pela omissão do cuidado que acarreta sobrecarga exclusiva para as mães. O abandono paterno impacta a trajetória acadêmica, gerando dilemas e sentimento de culpa nas estudantes por precisarem deixar seus filhos para estudar. A universidade representa ainda um espaço de transformação e de ressignificação, mas suas limitações estruturais, como ausência de fraldário e apoio, negligenciam as especificidades da maternidade, reforçando desigualdades de gênero, territoriais e sociais. Dessa forma, a pesquisa contribui para desvelar a invisibilidade da maternidade solo na universidade e para nortear políticas públicas considerando a corresponsabilidade parental, e políticas estudantis mais inclusivas, garantindo equidade e o direito à educação de qualidade no singular contexto amazônico. |
Abstract: | The expression “solo mother” has gained prominence in contemporary society as an attempt to deconstruct the pejorative connotation associated with the civil status “single mother.” Historically, the term has been viewed through the lens of social control in patriarchal societies, where motherhood served as a means of subjugating women to men. In Brazil, the majority of solo mothers are Black women, primarily concentrated in the North and Northeast regions. Among these women, only a limited portion is able to access and remain in higher education, which highlights the persistence of structural inequalities deeply rooted in Brazilian social, racial, and territorial contexts. It is within this scenario of challenges that this dissertation is situated, aligned with the research line Psychosocial Processes and linked to the HUMANITAS – CT&I FAPEAM Project. The research aims to analyze the possible reverberations of paternal abandonment on the academic trajectory and university persistence of solo mothers in the Amazonian context. Methodologically, this study is characterized as qualitative, exploratory, and field-based, grounded in Socio Historical Psychology. Data collection was carried out through narrative interviews with three university mothers, two black women and one white woman, all from the interior of Amazonas and studying at the UFAM and UEA campuses in Parintins. Data analysis was conducted using the Core of Meaning technique, based on the Theoretical Methodological framework of Socio-Historical Psychology. The clustering of pre indicators generated 12 indicators, which enabled the construction of four meaning core: Core 1 – The Struggle for Educational Access: Between Interruptions and New Beginnings; Core 2 – University Persistence Amidst Challenges: Reconciling Realities and Resisting; Core 3 – Paternal Negligence, Motherhood, and the Strength of Children That Drives the Academic Journey; Core 4 – The University as a Space of Transformation, Potential, and Limitations for Student Mothers. The results reveal that the students’ educational paths were marked by interruptions and new beginnings, evident since their early years. At university, they faced several challenges, from financial hardship to the lack of infrastructure and basic resources. Still, throughout their trajectory, they were able to rely on their support networks. One of the most relevant findings was the reverberation of paternal neglect, characterized by the omission of care that places the entire burden on mothers. Paternal abandonment impacts academic trajectories, generating dilemmas and feelings of guilt among students who must leave their children in order to study. The university also represents a space for transformation and re signification, however, its structural limitations, such as the absence of baby-changing facilities and institutional support, overlook the specificities of motherhood, reinforcing gender, territorial, and social inequalities. Thus, this research contributes to unveiling the invisibility of solo motherhood within the university and to guiding public policies that consider parental co-responsibility, as well as more inclusive student policies, ensuring equity and the right to quality education in the unique Amazonian context. |
Keywords: | Estudantes universitárias Mulheres no ensino superior |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
???metadata.dc.subject.user???: | Maternidade Paternidade Estudantes Universidade Amazonas |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Psicologia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Citation: | BARROS, Valexa Moraes de Barros. Vivências de Mães solo universitárias no Contexto Amazônico: as reverberações do abandono paterno na trajetória acadêmica. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11137 |
Issue Date: | 25-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
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