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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na educação continuada dos profissionais da Atenção Primária à Saúde no Município de Manaus
???metadata.dc.creator???: Costa, Lucas Pereira da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Nair Chase da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pina, Rizioléia Marina Pinheiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Padro, Marta Lenise do
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: Diante de eventos globais como a pandemia de COVID-19 e as mudanças climáticas, o papel dos profissionais de saúde tornou-se ainda mais desafiador. Nesse cenário, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, oferecem diretrizes essenciais para enfrentar as crises atuais, integrando dimensões sociais, econômicas e ambientais. A baixa visibilidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a falta de aprofundamento sobre o tema dificultam sua efetiva implementação. A Educação Continuada dos profissionais de saúde é, portanto, um elemento estratégico para garantir práticas alinhadas aos princípios da sustentabilidade e da equidade. O fortalecimento das ações educativas pode favorecer o engajamento crítico desses profissionais frente aos desafios impostos pela Agenda. Assim, investigar como esses Objetivos são abordados na Educação Continuada torna-se fundamental para a construção de políticas eficazes. Objetivos: O estudo tem como objetivo geral analisar como se dá a abordagem educativa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Educação Continuada dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, apoiado nos seguintes objetivos específicos: Analisar se as Agendas de Educação na Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, contemplam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Descrever o conhecimento dos profissionais que atuam na Educação Continuada e Conselho Consultivo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e Examinar como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser otimizados na opinião desses profissionais. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de abordagem qualitativa, com a realização de duas etapas, sendo a primeira: pesquisa documental; e a segunda: pesquisa de campo com realização de entrevistas semiestruturadas. Resultados: Com base nos objetivos do estudo, os resultados da dissertação estão apresentados em dois artigos: 1. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Educação Continuada dos profissionais de saúde; 2. O conhecimento dessemelhante sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dos profissionais da saúde. Conclusão: O estudo concluiu que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não estão institucionalizados na Secretaria Municipal de Saúde, estando invisibilizados nas Agendas de Educação na Saúde, que estão em seu lugar as ações programáticas do Ministério da Saúde, com predominância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3. O conhecimento das profissionais sobre os Objetivos são heterogêneas, indo desde os que pouco sabem sobre o assunto, até os que têm domínio maior capazes de entender seu caráter indissociável e articulador entre si. A ausência de articulação entre os conteúdos da Agenda de Educação na Saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compromete a construção de uma cultura organizacional alinhada à Agenda 2030. Reforça-se a importância da educação continuada como estratégia para fortalecer a compreensão e a prática dos Objetivos no setor saúde.
Abstract: Introduction: Faced with global events such as Covid-19 pandemic and climate change, the role of health professionals has become even more challenging. In this scenario, the sustainable development objectives, proposed by the United Nations Agenda 2030, offer essential guidelines for facing current crises, integrating social, economic and environmental dimensions. The low visibility of sustainable development objectives and the lack of deepening on the topic hinders its effective implementation. Continuing education of health professionals is therefore a strategic element to ensure practices aligned with the principles of sustainability and equity. Strengthening educational actions may favor the critical engagement of these professionals in the face of the challenges imposed by the agenda. Thus, investigating how these goals are addressed in continuing education becomes fundamental to the construction of effective policies. Objectives: The study aims to analyze how the educational approach of sustainable development objectives in the continuing education of primary health care professionals, supported by the following specific objectives: analyze whether the health education agendas of the Municipal Health Secretariat of Manaus include the objectives of sustainable development; Describe the knowledge of professionals who work in continuing education and advisory board on sustainable development objectives; And examine how sustainable development objectives can be optimized in the opinion of these professionals. Method: This is a descriptive exploratory research of qualitative approach, with the conduct of two steps, being the first: documentary research; and the second: field research with semi -structured interviews. Results: Based on the study objectives, dissertation results are presented in two articles: 1. The sustainable development objectives in the continuing education of health professionals; 2. Knowledge of primary health care professionals about sustainable development objectives. Conclusion: The study concluded that the sustainable development objectives are not institutionalized at the Municipal Health Secretariat, being invisible in the health education agendas, which are instead of the programmatic actions of the Ministry of Health, with the predominance of the objective of sustainable development 3. The knowledge of professionals about the objectives are heterogeneous, ranging from those who know little about the subject, to those who have greater mastery capable of the inseparable and articulator. SI. The absence of articulation between the contents of the health education agenda and the sustainable development objectives compromises the construction of an organizational culture aligned with the 2030 Agenda. The importance of continuing education as a strategy to strengthen the understanding and practice of objectives in the health sector is reinforced.
Keywords: Cuidados primários de saúde
Educação permanente - Serviços de promoção da saúde
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE
???metadata.dc.subject.user???: Desenvolvimento Sustentável
Educação Continuada
Atenção Primária à Saúde
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Enfermagem
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Citation: COSTA, Lucas Pereira da. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na educação continuada dos profissionais da Atenção Primária à Saúde no Município de Manaus. 2025. 121 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11160
Issue Date: 25-Jul-2025
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

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