???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11182
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Pedro Carvalho da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3014235420933933 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Rapozo, Pedro Henrique Coelho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2679908172389276 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Cavalcante, Kátia Viana | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2715253110435470 | eng |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Gabriela Fernandes de | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Valeria Sandra de Oliveira | - |
dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Pedro Carvalho da. Ensino de Ciências Ambientais: relação entre equidade e sustentabilidade. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11182 | - |
dc.description.resumo | Este estudo propõe o desenvolvimento de diretrizes voltadas ao enfrentamento das manifestações do Racismo Ambiental no ambiente escolar, sob a perspectiva da Educação para a Sustentabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, e seus interlocutores foram docentes e equipe pedagógica multidisciplinar do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – campus Coari. Compreende-se o racismo ambiental como uma forma de desigualdade socioambiental estruturada que ultrapassa os marcadores étnico-raciais, impactando de forma desproporcional grupos de pessoas mais vulneráveis. O estudo tem como questão norteadora: Como a Educação para a Sustentabilidade contribui com o enfrentamento das desigualdades socioambientais e as manifestações de racismo ambiental, na vivência escolar? O objetivo geral é fortalecer a resiliência e a preparação da comunidade escolar diante das injustiças socioambientais, contribuindo para a construção de um futuro fundamentado nos princípios de equidade, sustentabilidade e conscientização ambiental. Os objetivos específicos incluem: (1) caracterizar as práticas existentes de combate às injustiças socioambientais e problematizar as manifestações de racismo ambiental que afetam a comunidade escolar; (2) promover uma abordagem educativa sobre a Educação para a Sustentabilidade, elencando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) afins ao tema do racismo ambiental; e (3) elaborar um produto técnico tecnológico que integre equidade e diversidade socioambiental às práticas pedagógicas da instituição. De modo que o produto técnico tecnológico (PTT) resultante deste estudo consiste em um conjunto de diretrizes pedagógicas alinhadas aos (ODS), com foco na construção de práticas educacionais transformadoras que fortaleçam a resiliência socioambiental da comunidade escolar e contribua de forma significativa para o ensino das Ciências Ambientais, tanto na rede federal, estadual e municipal, quanto no ensino básico como um todo. Espera-se que este trabalho contribua para a formação de educadores comprometidos com a justiça ambiental e a valorização da diversidade amazônica. | eng |
dc.description.abstract | This study proposes the development of pedagogical guidelines aimed at addressing manifestations of Environmental Racism within the school environment, from the perspective of Education for Sustainability. The research adopted a qualitative approach, involving as interlocutors teachers and the multidisciplinary pedagogical team of the Federal Institute of Amazonas (IFAM) – Coari campus. Environmental racism is understood as a form of structured socio-environmental inequality that transcends ethno-racial markers, disproportionately impacting vulnerable social groups. The central research question is: How can Education for Sustainability contribute to confronting socio-environmental inequalities and manifestations of environmental racism in school settings? The general objective is to strengthen the resilience and preparedness of the school community in the face of socioenvironmental injustices, contributing to the construction of a future grounded in the principles of equity, sustainability, and environmental awareness. The specific objectives include: (1) characterizing existing practices to combat socio-environmental injustices and problematizing the manifestations of environmental racism that affect the school community; (2) promoting an educational approach to Education for Sustainability, identifying the Sustainable Development Goals (SDGs) related to the theme of environmental racism; and (3) developing a technical-technological product that integrates equity and socio-environmental diversity into the institution's pedagogical practices. The resulting Technical and Technological Product (TTP) consists of a set of pedagogical guidelines aligned with the SDGs, focused on the construction of transformative educational practices that strengthen the socioenvironmental resilience of the school community and contribute significantly to the teaching of Environmental Sciences, both within the federal, state, and municipal education systems and basic education as a whole. This work is expected to contribute to the formation of educators committed to environmental justice and the appreciation of Amazonian diversity | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/87934/DISS_PedroCosta_PROFCIAMB.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/87936/PROD.EDUC_PedroCosta_PROFCIAMB.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Centro de Ciências do Ambiente | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Disparidades regionais | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS: CIENCIAS | eng |
dc.title | Ensino de Ciências Ambientais: relação entre equidade e sustentabilidade | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-3843-5811 | eng |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0002-9980-6404 | eng |
dc.subject.user | Racismo ambiental | por |
dc.subject.user | Justiça socioambiental | por |
dc.subject.user | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject.user | Ensino básico | por |
dc.subject.user | Equidade | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_PedroCosta_PROFCIAMB.pdf | 2.97 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
PROD.EDUC_PedroCosta_PROFCIAMB.pdf | 2.7 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.