Recent Submissions
O ensino interdisciplinar das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo
A educação do/no campo possui especificidades locais e requer uma postura crítica em relação aos modelos de ensino. A pesquisa abordou o ensino das ciências ambientais como prática pedagógica contextualizada nas escolas do campo. Objetivando compreender as práticas educativas em classes multisseriadas de modo a contribuir no processo de ensino das ciências ambientais nas escolas do campo em Lábrea – Amazonas. A metodologia foi o estudo de caso múltiplo (Yin (2015), utilizando pesquisa bibliog...
Controle das contas: contabilidade rural e sustentabilidade no contexto da agricultura familiar
A pesquisa foi motivada por minha experiência na comissão da merenda escolar do IFAM Campus Humaitá. Nessa trajetória pude acompanhar as dúvidas operacionais apresentadas pelos agricultores familiares que participam do processo administrativo da chamada pública do IFAM campus Humaitá para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) assim como do descolamento do processo de formação dos educandos do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária da realidade desses agricultores locais. A p...
Teatro na escola: uma proposta pedagógica a partir da governança ambiental
A pesquisa foi motivada por minhas inquietações ante à problemática do saneamento básico e governança ambiental, em especial no município de Lábrea, e a possibilidade de tratá-la como tema de contextualização no ensino das ciências ambientais. A preocupação pedagógica em encontrar caminhos metodológicos lúdicos para contribuir com uma educação transformadora me levou a trabalhar o teatro pedagógico em atividades extracurriculares de ensino das ciências ambientais tendo a governança ambiental ...
Jardim sensorial como mecanismo de inclusão no ensino fundamental
Esta pesquisa teve como base central a investigação das percepções ambientais por meio dos sentidos revelados a partir das experiências em jardins sensoriais com o uso de espécies de plantas aromáticas herbáceas adotadas em sequência didática. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma metodologia de uso de jardim sensorial que possibilite a educação inclusiva no ensino fundamental. A investigação deu-se a partir da seguinte questão: “Como criar um jardim de observação, estudo, diálogos e ...
O ensino do desenvolvimento sustentável na formação técnica em administração
A busca por estabelecer um modelo de desenvolvimento equilibrado que leve em consideração a satisfação das necessidades humanas sem que haja, no entanto, o comprometimento do patrimônio ambiental é um debate constante entre as nações. Face a este desafio, diversas alternativas para a consecução de uma sociedade sustentável são apresentadas. Nesta perspectiva a Educação para o Desenvolvimento Sustentável – EDS ocupa papel de destaque no intuito de preparar profissionalmente os jovens par...
Ensino das ciências ambientais a partir das tecnologias culturais no município de Coari – AM
A biotecnologia está presente em diversos setores da sociedade, porém ainda se apresenta muito distante do dia a dia do espaço escolar. Entende-se que a análise dos fenômenos biotecnológicos presentes nas tecnologias culturais locais pode aproximar a abordagem praticada na escola com a realidade vivenciada pelos educandos. Nesse sentido, o presente estudo buscou desenvolver um caderno com atividades interdisciplinares especificamente para o curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFAM/Coar...
Consumo doméstico d’água por meio de jogo educacional
A sociedade moderna tem convivido cada vez mais com as consequências dos impactos causados pela ação do homem no meio ambiente, frentes de debate e ação se formaram de forma global e localmente, tentando penetrar todas as esferas da sociedade, dos anos iniciais das escolas até as mais altas cúpulas governamentais e industriais. A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada, não apenas prevendo ou gerando modelos que ajudem a prevenir catástrofes, mas também levando conhecimento e inter...
Percepção de educandos na Amazônia continental sobre uso e conservação da água - um estudo de caso no IFAM campus Lábrea
A água é um elemento essencial para a manutenção da vida na terra, algumas ações da humanidade vêm contribuindo para a degradação da biodiversidade, apesar da grande quantidade de pesquisas acerca da mitigação dos efeitos climáticos, apontando soluções, estudos comprovam que nem sempre a população se apropria destas informações, diante do exposto este trabalho vem contribuir com a comunicação entre a academia e população. Tendo como objetivo desenvolver material de ensino das ciências a...
Estudo das ciências ambientais na aprendizagem baseada em projeto
A utilização de métodos ativos de aprendizagem e a aplicação de diferentes atividades didáticas distribuídas em várias etapas tendo como contexto a temática da garimpagem do ouro na Amazônia, permitiu a idealização de um produto Técnico Tecnológico – Educacional para o ensino das Ciências Ambientais. O trabalho foi realizado em formato de projeto com uso de diferentes ferramentas tecnológicas e aplicação de aprendizagem baseada em projeto e problemas. Estiveram diretamente envolvidos em ...
Literatura infantojuvenil indígena para ensino interdisciplinar das Ciências Ambientais
A prática de leitura de narrativas da literatura infantojuvenil indígena, além de estimular o aprendizado, promovem a ampliação de conhecimentos. Tais práticas oportunizam acesso a diferentes culturas contribuindo para o respeito, a valorização e o reconhecimento da diversidade. Oferece também saberes e conhecimentos sobre formas de se relacionar com o ambiente por meio de práticas de conservação que podem favorecer a sustentabilidade. A partir de ponderações e reflexões sobre a atual c...
Mudanças climáticas e educação física no complexo esportivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas campus Manaus Centro
As argumentações científicas evidenciam que as mudanças climáticas interferem nos ambientes de práticas de atividades físicas. A partir das dificuldades encontradas durante as aulas de Educação Física Escolar no Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Centro, entendeu-se a necessidade deste estudo. Logo, o presente estudo objetivou compreender o fenômeno das mudanças climáticas e os componentes do clima que influenciam a prática de atividade física em um ambiente escolar de clima quente e...
Realidade virtual e aumentada: aplicação ao ensino fundamental
Os impactos ambientais causados pelas cheias na Amazônia afetam a qualidade de vida das populações que residem às margens dos rios, do Lago da Serraria e em Áreas de Preservação Permanente. Percebe-se ainda uma carência de equipamentos e ferramentas tecnológicas aplicadas ao Ensino Básico nas escolas municipais no Ensino Fundamental, como na Escola Municipal Maria do Socorro Brito, localizada no entorno do Lago. Diante disso, buscou-se descrever as contribuições do uso de ferramentas de Reali...
Plano de negócios e gestão da água: uma proposta de ensino em Ciências Ambientais
Os impactos ambientais sobre a água estão cada vez mais evidentes e preocupantes, pode-se perceber isso com a própria crise hídrica que estamos vivenciando e as pessoas não possuem o conhecimento necessário sobre como esse recurso está ficando escasso, nem têm o conhecimento de como tentar mitigar esse impacto ao meio ambiente por meio de suas próprias ações. Esta dissertação apresenta um estudo de caso voltado à sensibilização dos discentes do curso técnico do IFAM – campus Iranduba-AM,...
Pescando saberes: das águas ao ensino interdisciplinar na calha do Rio Solimões
A pesquisa busca compreender como a atividade pesqueira na calha do Rio Solimões pode contribuir para a educação interdisciplinar, entre o saber ambiental e o saber (disciplinar) científico, na gestão de territórios e recursos naturais, a partir de uma aprendizagem contextualizada que possibilite o reconhecimento, análise crítica e intervenção cidadã na sociedade. Para isso são utilizadas as categorias conceituais de Saber ambiental, Território e Territorialidades, Gestão de recursos e B...
Plantas medicinais: contextualizando saberes dos educandos do IFAM campus Tefé, Amazonas
Inseridas na grande diversidade de espécies vegetais do Bioma Amazônico, as plantas de uso medicinal ainda são muito empregadas pelas populações locais no tratamento de várias doenças, populações essas que possuem vasta farmacopeia natural em seu ambiente. Estudos sobre tais plantas podem trazer inúmeras informações sobre grupos sociais detentores desse saber e as diferentes estratégias de manejo e conservação dessas espécies. A partir desta reflexão, surgiu a ideia de estudar uma abord...
Pigmentos naturais: colorindo as ciências ambientais
A importância dos pigmentos para a humanidade é evidente e bem documentada. Embora, esse tema seja tão antigo quanto o surgimento do homem na pré-história, atualmente a crescente sensibilização ecológica vem buscando reutilizar matérias primas naturais como os pigmentos, de modo a diminuir os impactos ambientais. Nesse contexto, considerando que os elementos naturais além dos benefícios ao ambiente e a saúde são potenciais aliados ao processo interdisciplinar, esta pesquisa teve como ob...
Gastronomia sustentável: contextualizando o ensino de empreendedorismo ambiental
As empresas, de modo geral, causam impactos negativos e positivos ao ambiente. Os negativos são, geralmente, resultados da busca desenfreada de lucro. Esses impactos refletem na sociedade como um todo, problemas ambientais que transformam o ambiente natural afetando com isso a qualidade de vida de todos. Diante disto, a comunidade planetária clama por empreendimentos que eliminem ou mitiguem tais impactos. O empreendedorismo ambiental surge como um tema relevante para a sociedade e acad...
Qualidade da água e doenças: uma percepção dos discentes do IFAM/Tefé
A água é um recurso natural essencial para sobrevivência dos seres vivos do planeta terra, ela compõe a maior parte do globo, porém, a água considerada ideal para consumo representa a menor porcentagem desta totalidade e quando ela é consumida fora dos padrões de qualidade ela pode acarretar vários problemas de saúde. As doenças ocasionadas por veiculação hídrica é um problema de saúde pública e ela ocorre principalmente nos países em desenvolvimento. O objetivo do presente estudo foi de...
Impactos dos resíduos sólidos no ambiente: discussões e reflexões a partir da educação ambiental crítica
Este estudo apresenta possibilidades de práticas pedagógicas que favorecem a compreensão dos educandos quanto aos impactos ambientais na produção dos resíduos sólidos. Essa capacidade de compreensão é ampliada quando há discussões e reflexões em sala de aula abordando o contexto global, mas não deixando de trazer para a realidade local do educando. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo estimular a atitude crítica-reflexiva dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ace...
A BNCC e as práticas de ensino docente para a temática ambiental no ensino fundamental I: ciclo hidrológico
O trabalho apresenta o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem do ciclo hidrológico no Ensino Fundamental I, na perspectiva de evidenciar as potencialidades e fragilidades da práxis docente no favorecimento da aprendizagem significativa. Nesse direcionamento, foi indispensável conhecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento orientador da proposta dos currículos da educação brasileira. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi verific...
- 67 UFAM
- 67 Dissertação
- 4 2999