???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11194
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nobre, Gabriella Machado | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6615917466124271 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Fabiane Maia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0062882509525303 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Alves, Mariana Gaio | - |
dc.contributor.referee1 | Marie, Adriana Malheiro Alle | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Camila Ferreira da | - |
dc.contributor.referee3 | Real, Gisele Cristina Martins | - |
dc.contributor.referee4 | Morosini, Marília Costa | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Gabriella MACHADO. A internacionalização da pós-graduação da Ufam a partir dos modelos de dependência, interdependência e independência para o bem comum. 2025. 327 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11194 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa problematiza o processo de internacionalização da pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no Brasil. Portanto, questiona-se neste estudo: Como ocorreu o processo de internacionalização dos cursos de doutorado da Ufam entre 2017 a 2023? A investigação tem como objetivo geral analisar o processo de internacionalização dos cursos de doutorado da Ufam entre 2017 a 2023. Como objetivos específicos, buscamos: a) discutir os conceitos de internacionalização do ensino superior; b) caracterizar a perspectiva europeia sobre o processo de internacionalização da pós-graduação; c) perscrutar as políticas públicas direcionadas à internacionalização da pós-graduação brasileira entre 2017-2023; d) cotejar as atividades de internacionalização dos cursos de doutorado da Ufam no período contemplado na pesquisa. Trata-se de uma pesquisa documental com a abordagem qualitativa, por meio da orientação dialética em Marx (1975) como perspectiva epistemológica. Para a sua base teórica, dialogamos com autores como Morosini (2017, 2019), Knight (2003, 2004, 2005) e Castells (1999, 2020). A proposta de análise se apresenta a partir de três modelos de internacionalização cunhados ao longo da tese: dependência, interdependência e independência para o bem comum. Estes modelos transitam transversalmente para a compreensão da temática e análise dos dados provenientes da pesquisa empírica. A dependência representa a submissão às teorias, às culturas e às experiências tradicionalmente vistas como dominantes por países hegemônicos. A interdependência corresponde a apropriação e/ou formação, o sujeito mesmo dependente se apropria da cultura dominante e a usa para a sua formação, na apreensão de parâmetros políticos e técnicos para realizar a troca e aprendizagem. A independência para o bem comum refere-se a busca da via da internacionalização em prol da comunidade, esta independência lhe garante autonomia para definir suas metas e objetivos particulares. O mapa da investigação contou com as etapas de: recolha e tratamento de dados secundários por meio da revisão integrativa da literatura; tratamento, análises e interpretação do conjunto de dados via software, como o NVivo no segundo e quarto capítulos. Esta construção teórico-metodológica possibilitou a adoção de três níveis de análise, nomeadamente: macro, meso e microanálise. O nível macro, descrito no primeiro e segundo capítulos é uma análise histórico-conceitual da internacionalização, com destaque para a Europa. O nível meso compreendido no terceiro capítulo, versa sobre a internacionalização da pós-graduação brasileira e as políticas públicas para a sua promoção entre 2017 a 2023. Por fim, o nível micro, proposto no quarto capítulo, baseia-se na análise das atividades de internacionalização dos cursos de doutorado da Ufam. A proposta de tese indica a premissa de que a internacionalização da pós-graduação é uma tecitura compreendida a partir dos modelos de análise: dependência, interdependência e independência para o bem comum que se amparam respectivamente em múltiplos fatores, com destaque para o tripé do financiamento, organização institucional, e da cultura. Entre 2017 e 2023, a internacionalização dos PPGs da Ufam ocorreu de forma heterogênea, sem um plano institucional estruturado, refletindo iniciativas isoladas orientadas pelos critérios da Capes. A atuação baseou-se em parcerias internacionais, mobilidade acadêmica e produção científica em redes globais, articulando os modelos de dependência, interdependência e independência para o bem comum. A ausência de financiamento contínuo, organização institucional e cultura de internacionalização limitou o alcance das ações, apontando a necessidade de estratégias coordenadas, cuja consolidação se espera com a implementação do plano institucional. | eng |
dc.description.abstract | The research questions the process of internationalization of stricto sensu graduate programs at the Federal University of Amazonas (Ufam) in Brazil. Therefore, this study asks: How does the process of internationalization of Ufam's doctoral programs occur between 2017 and 2023? The general objective of the research is to analyze the internationalization process of Ufam's doctoral programs between 2017 and 2023. The specific objectives are: a) to discuss the concepts of internationalization in higher education; b) to characterize the European perspective on the internationalization process of postgraduate studies; c) to examine public policies aimed at the internationalization of Brazilian postgraduate studies between 2017 and 2023; d) to compare the internationalization activities of Ufam's doctoral programs during the period covered by the research. This is documentary research with a qualitative approach, using Marx's (1975) dialectical orientation as an epistemological perspective. For its theoretical basis, we draw on authors such as Morosini (2017, 2019), Knight (2003, 2004, 2005), and Castells (1999, 2020). The analysis proposal is based on three models of internationalization coined throughout the thesis: dependence, interdependence, and independence for the common good. These models are used transversally to understand the theme and analyze the data from the empirical research. Dependence represents submission to theories, cultures, and experiences traditionally seen as dominant by hegemonic countries. Interdependence corresponds to appropriation and/or formation, whereby the dependent subject appropriates the dominant culture and uses it for their own formation, in the apprehension of political and technical parameters to carry out exchange and learning. Independence for the common good refers to the pursuit of internationalization for the benefit of the community, which guarantees autonomy to define its particular goals and objectives. The research map included the following stages: collection and processing of secondary data through an integrative review of the literature; processing, analysis, and interpretation of the data set using software such as NVivo in the second and fourth chapters. This theoretical-methodological construction enabled the adoption of three levels of analysis, namely: macro, meso, and microanalysis. The macro level, described in the first and second chapters, is a historical-conceptual analysis of internationalization, with an emphasis on Europe. The meso level, covered in the third chapter, deals with the internationalization of Brazilian graduate studies and public policies for its promotion between 2017 and 2023. Finally, the micro level, proposed in the fourth chapter, is based on an analysis of the internationalization activities of Ufam's doctoral programs. The thesis proposal indicates the premise that the internationalization of graduate studies is a fabric understood from the analysis models: dependence, interdependence, and independence for the common good, which are supported by multiple factors, with emphasis on the tripod of financing, institutional organization, and culture. Between 2017 and 2023, the internationalization of Ufam's PPGs occurred in a heterogeneous manner, without a structured institutional plan, reflecting isolated initiatives guided by Capes criteria. The actions were based on international partnerships, academic mobility, and scientific production in global networks, articulating the models of dependence, interdependence, and independence for the common good. The lack of continuous funding, institutional organization, and a culture of internationalization limited the scope of the actions, pointing to the need for coordinated strategies, which are expected to be consolidated with the implementation of the institutional plan. | eng |
dc.description.abstract | RESUMEN La investigación problematiza el proceso de internacionalización de la posgraduación stricto sensu de la Universidad Federal de Amazonas (Ufam) en Brasil. Por lo tanto, se cuestiona en este estudio: ¿Cómo ocurre el proceso de internacionalización de los cursos de doctorado de la Ufam entre 2017 y 2023? La investigación tiene como objetivo general analizar el proceso de internacionalización de los cursos de doctorado de la Ufam entre 2017 y 2023. Como objetivos específicos, buscamos: a) discutir los conceptos de internacionalización de la enseñanza superior; b) caracterizar la perspectiva europea sobre el proceso de internacionalización de la posgraduación; c) examinar las políticas públicas dirigidas a la internacionalización de la posgraduación brasileña entre 2017 y 2023; d) cotejar las actividades de internacionalización de los cursos de doctorado de la Ufam en el período observado en la investigación. Se trata de una investigación documental, con un abordaje cualitativo, mediante la orientación dialéctica en Marx (1975) como perspectiva epistemológica. Para su base teórica se dialoga con autores como Morosini (2017, 2019), Knight (2003, 2004, 2005) e Castells (1999, 2020). La propuesta de análisis se presenta a partir de tres modelos de internacionalización acuñados a lo largo de la tesis: dependencia, interdependencia e independencia para el bien común. Estos modelos transitan transversalmente para la comprensión de la temática y análisis de los datos provenientes de la investigación empírica. La dependencia representa la sumisión a teorías, culturas y experiencias tradicionalmente consideradas como dominantes por los países hegemónicos. La interdependencia corresponde a la apropiación y/o formación, el sujeto, aunque dependiente, se apropia de la cultura dominante y la usa para su formación, en la aprehensión de parámetros políticos y técnicos para realizar intercambio y aprendizaje. La independencia para el bien común se refiere a la búsqueda de la vía de la internacionalización en beneficio de la comunidade; esta independencia garantiza la autonomía para definir metas y objetivos particulares. El mapa de la investigación siguió las siguientes etapas: recolección y procesamiento de datos secundarios a través de una revisión integradora de literatura; procesamiento, análisis e interpretación del conjunto de datos, utilizando software, como NVivo, en el segundo y cuarto capítulo. Esta construcción teórico-metodológica permitió adoptar tres niveles de análisis, a saber: macro, meso y microanálisis. El nivel macro, descrito en los capítulos primero y segundo, consiste en un análisis histórico-conceptual de la internacionalización, con especial atención a Europa. El nivel meso, desarrollado en el tercer capítulo, aborda la internacionalización de los programas de posgrado brasileños y las políticas públicas para promoverlos entre 2017 y 2023. Finalmente, el nivel micro, propuesto en el cuarto capítulo, se basa en el análisis de las actividades de internacionalización de los cursos de doctorado de la Ufam. La propuesta de tesis señala como premisa que la internacionalización de los estudios de posgrado es un tejido entendido desde los modelos de análisis: dependencia, interdependencia e independencia para el bien común que se sustentan respectivamente en múltiples factores, con énfasis en el trípode de financiamiento, organización institucional y cultura. Entre 2017 y 2023, la internacionalización de los programas de posgrado de la Ufam se produjo de forma desigual, sin un plan institucional estructurado, reflejando iniciativas aisladas guiadas por los criterios de la Coordinación de perfeccionamiento de personal de nivel superior (Capes). El actuación se basó en alianzas internacionales, movilidad académica y producción científica dentro de redes globales, articulando modelos de dependencia, interdependencia e independencia para el bien común. La falta de financiamiento continuo, de organización institucional y de una cultura de internacionalización limitaron el alcance de las acciones, poniendo de relieve la necesidad de estrategias coordinadas, cuya consolidación se espera con la implementación de un plan institucional. | spa |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/88173/TESE_GabriellaNobre_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de pós-graduação - Brasil | por |
dc.subject | Universidades e faculdades públicas - Pós-graduação - Amazonas | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | eng |
dc.title | A internacionalização da pós-graduação da Ufam a partir dos modelos de dependência, interdependência e independência para o bem comum | eng |
dc.title.alternative | The internationalization of UFAM's graduate programs based on models of dependence, interdependence, and independence for the common good | eng |
dc.title.alternative | La internacionalización de los estudios de posgrado de la UFAM a partir de los modelos de dependencia, interdependencia e independencia para el bien común. | spa |
dc.type | Tese | eng |
dc.description.sugestao | Recomendo a realização de uma manutenção preventiva no site, uma vez que este permaneceu fora do ar durante a manhã, tendo retornado apenas às 18h do dia 08 de setembro. Durante esse período, precisei reiniciar o sistema duas vezes, pois as alterações não foram salvas e a página não carregava corretamente as informações. | eng |
dc.description.info | Esta tese é a primeira oriunda na Região Norte que aborda a internacionalização da pós-graduação. Assim como a primeira no Brasil que fala sobre a internacionalização de uma instituição de ensino superior da Região Norte. | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-0121-0416 | eng |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0001-8895-0796 | eng |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6340-5721 | eng |
dc.subject.user | Internacionalização da pós-graduação | por |
dc.subject.user | Internationalization of graduate studies | eng |
dc.subject.user | Internacionalización de la posgraduación | spa |
dc.subject.user | Dependência | por |
dc.subject.user | Interdependência | por |
dc.subject.user | Independência para o bem comum | por |
dc.subject.user | Federal University of Amazonas | por |
dc.subject.user | Dependence | eng |
dc.subject.user | Interdependence | eng |
dc.subject.user | Independence for the common good | eng |
dc.subject.user | Universidad Federal de Amazonas | por |
dc.subject.user | Dependencia | spa |
dc.subject.user | Interdependencia | spa |
dc.subject.user | Independencia para el bien común | spa |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE_GabriellaNobre_PPGE.pdf | 5.01 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.