???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Josias Ferreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3246431444721137eng
dc.contributor.advisor1Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510eng
dc.contributor.referee1Garcia, Fabiane Maia-
dc.contributor.referee2Santos, Jonise Nunes-
dc.contributor.referee3Melgueiro, Edilson Martins-
dc.contributor.referee4Souza, Shelton Lima de-
dc.date.issued2025-03-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Josias Ferreira de. Sateré-Mawé: desafios de lideranças e professores na construção da educação escolar indígena na aldeia de Ponta Alegre, município de Barreirinha/AM. 2025. 223 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11195-
dc.description.resumoA tese tem como tema os “desafios de lideranças e de professores sateré-mawé na construção da educação escolar indígena na aldeia de Ponta Alegre, município de Barreirinha/AM”. Teve como lócus de estudo a aldeia indígena de Ponta Alegre no Rio Andirá, no território Andirá/Marau, no município de Barreirinha/AM. O objetivo foi investigar as contribuições das lideranças e dos professores da escola sateré-mawé, do Estado do Amazonas, oriundos de programas de formação de professores indígenas para implementação da educação escolar intercultural e decolonizadora. A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa e as técnicas de observação participante, entrevistas semiestruturadas e diário de campo para uma descrição etnográfica densa e detalhada do contexto educacional Sateré-Mawé. Nesse contexto, a tese mostrou a influência do “Waraná”, considerado o primeiro tuxaua pelo próprio povo Sateré Mawé, ou seja, a primeira liderança. Os Sateré-mawé entendem o waraná (guaraná) como a liderança simbólica, sinônimo de “palavra”, “entendimento”, “compreensão”, “dialogo”, próprio princípio do conhecimento que fundamenta o ritual do sapó, que faz parte da educação indígena, sendo o cimento que une o coletivo Sateré-Mawé e os clãs díspares, cuja decisões e respostas, pessoais e coletivas, das lideranças e dos professores desta nova geração são amparadas pelo princípio do conhecimento advindas do “waraná”, que criou o ritual do sapó, como uma das estratégias ancestrais de comunicação efetivas, assim como o porantim, a dança do maig-maig, com objetivo de valorizar a cultura e aprendizagem do povo. Portanto, concluímos que os desafios das lideranças e dos professores indígenas do povo Sateré-Mawé, além da construção de uma educação escolar intercultural e bilingue, também lutam pela valorização da cultura mawé, de suas experiências e de seus saberes tradicionais tanto no contexto escolar quanto na sociedade indígena e não indígena. Para isso, precisa haver a investimento no magistério indígena e na educação escolar indígena sateré-mawé.eng
dc.description.abstractThe thesis has as its theme the “challenges of Sateré-Mawé leaders and teachers in the construction of indigenous school education in the village of Ponta Alegre, municipality of Barreirinha/AM”. The study took place in the indigenous village of Ponta Alegre on the Andirá River, in the Andirá/Marau territory, in the municipality of Barreirinha/AM. The study took place in the indigenous village of Ponta Alegre on the Andirá River, in the Andirá/Marau territory, in the municipality of Barreirinha/AM. The objective was to investigate the contributions of the leaders and teachers of the Sateré-Mawé school in the state of Amazonas, who came from indigenous teacher training programs for the implementation of intercultural and decolonizing school education. The research used a qualitative approach and participant observation techniques, semi-structured interviews and field diary for a dense and detailed ethnographic description of the Sateré-Mawé educational context. In this context, the thesis showed the influence of “Waraná”, considered the first tuxaua by the Sateré-Mawé people themselves, the first leader, the symbolic leader waraná (guaraná), synonymous with “word”, “understanding”, “comprehension”, “dialogue”, the very principle of knowledge that underpins the sapó ritual, which is part of indigenous education, being the cement that unites the Sateré-Mawé collective and the disparate clans, whose decisions and responses, personal and collective, of the leaders and teachers of this new generation are supported by the principle of knowledge coming from “waraná”, who created the sapó ritual, as one of the ancestral strategies of effective communication, as well as the porantim, the mother-mother dance, with the objective of valuing the culture and learning of the people. Therefore, we conclude that the challenges faced by the indigenous leaders and teachers of the Sateré-Mawé people, in addition to formative education, also involve valuing the culture, their experiences and their traditional knowledge through the village school, and thus consolidating a truly indigenous school that values indigenous teaching and Sateré-Mawé indigenous school education. Therefore, we conclude that the challenges faced by the indigenous leaders and teachers of the Sateré Mawé people, in addition to formative education, also involve valuing the culture, their experiences and their traditional knowledge through the village school, and thus consolidating a truly indigenous school that values indigenous teaching and Sateré-Mawé indigenous school education.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88151/TESE_JosiasSouza_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIndígenas - Educação - Amazôniapor
dc.subjectMawé (Povo indígena) - Educação - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleSateré-Mawé: desafios de lideranças e professores na construção da educação escolar indígena na aldeia de Ponta Alegre, município de Barreirinha/AMeng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9637-6587eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4011-9447eng
dc.subject.userSateré-Mawépor
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userIndígenapor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_JosiasSouza_PPGE.pdf 16.97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.