???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Thais Amanda Queiroz da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8948767099352911eng
dc.contributor.advisor1Bottos Júnior, Norival-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939716542755764eng
dc.contributor.referee2Ferreira, Elizete Albina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7838155117795661eng
dc.contributor.referee3Ferreira, Cacio José-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928500395861445eng
dc.contributor.referee4Quadros, Gerson Bruno Forgiarini de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7008889987172136eng
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Thais Amanda Queiroz da. A personagem Kafkiana: uma análise de Kafka na obra "O processo", de Orson Welles. 2025. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11199-
dc.description.resumoNo seguinte trabalho, analisamos Kafka através do discurso que toma seu lugar no mundo: a ideia de kafkiano. Mas, para isso, nos detemos na personagem, aquela que faz jus ao termo, dessa vez, construída pelo prisma do cinema, especificamente, em O processo, de Osron Welles. Por isso, nos detemos nessa obra, de modo a analisar como esse adjetivo se manifesta na história de uma personagem puramente fílmica (ainda que integrante de uma adaptação literária), nesse caso, Joseph K. Partimos do princípio de que o termo Kafkiano se consolidou no mundo cultural para se referir ao próprio Kafka, de modo que esse nome não revela somente um sujeito escritor, mas a uma função discursiva, o que se baseia nas teorias de Roland Barthes (2004) e Michel Foucault (2009). Nesse sentido, procuramos no filme as características que fazem dele a expressão do que é a personagem Kafkiana, que está, por sua vez, envolta nessa função discursiva. Para se chegar nesse ponto, a trajetória teórica que atravessamos se baseia em algumas questões, tais como: a relação entre literatura e cinema, com autores como Figueiredo (2010) e Jozef (2010); as implicações da era da modernidade para a criação de um imaginário coletivo e cultural, bem como o papel da arte da contemporaneidade, com Lipovetsky e Serroy (2015), Adorno (2003), Walter Benjamin (1976) e Jameson (2005); um conceito de Kafkiano ( Oliveira; Lemos, 2024), e as perspectivas da linguagem cinematográfica na construção da narrativa e do discurso dentro da narrativa fílmica, com Ismail Xavier (2024) e Gilles Deleuze (2005). Portanto, essa pesquisa passa por elementos de cunho literário, histórico-sociais, culturais e artísticos.eng
dc.description.abstractThis study analyzes Kafka through the discourse that defines his place in the world: the idea of the Kafkaesque. To do so, we focus on the character—the one who embodies the term—this time constructed through the lens of cinema, specifically in The Trial, by Orson Welles. For this reason, we concentrate on this film in order to examine how the adjective manifests itself in the story of a purely cinematic character (albeit one within a literary adaptation), in this case, Joseph K. We begin with the premise that the term "Kafkaesque" has become established in cultural discourse as a reference not only to Kafka himself, but to a discursive function. This is based on the theories of Roland Barthes (2004) and Michel Foucault (2009). In this context, we look for elements in the film that make it an expression of what constitutes a Kafkaesque character—one that is, in turn, embedded in this discursive function. To reach this point, our theoretical trajectory draws on several key issues, such as: the relationship between literature and cinema, with authors like Figueiredo (2010) and Jozef (2010); the implications of the modern era for the construction of a collective and cultural imaginary, as well as the role of contemporary art, with Lipovetsky and Serroy (2015), Adorno (2003), Walter Benjamin (1976), and Jameson (2005); a concept of the Kafkaesque (Oliveira; Lemos, 2024); and the perspectives of cinematic language in shaping narrative and discourse within filmic storytelling, with Ismail Xavier (2024) and Gilles Deleuze (2005). Therefore, this research encompasses literary, historical-social, cultural, and artistic elements.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88163/DISS_ThaisSilva_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleA personagem kafkiana: uma análise de Kafka na obra "O processo", de Orson Welleseng
dc.title.alternativeThe kafkaesque character: An analysis of Kafka in Orson Welles' The Trialeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userAnálisepor
dc.subject.userKafkianopor
dc.subject.userLinguagem cinematográficapor
dc.subject.userDiscursopor
dc.subject.userPersonagem kafkianapor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ThaisSilva_PPGL.pdf4.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.