???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11200
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Priscila Sayme Almeida | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6905053093126360 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santana, Genilson Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3304605845319238 | eng |
dc.contributor.referee1 | Souza, Joselene Gomes de | - |
dc.contributor.referee2 | Chaar, Jamal da Silva | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Carlos Augusto da | - |
dc.date.issued | 2025-07-11 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Priscila Sayme Almeida. Movimentos ciclistas na cidade de Manaus-AM: perfil dos praticantes e análise de sustentabilidade da mobilidade urbana por meio das ferramentas: SWOT, Ishikawa, GUT e 5W2H. 2025. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11200 | - |
dc.description.resumo | A mobilidade urbana sustentável é uma meta mundial. Entretanto, a sustentabilidade da mobilidade urbana em muitos lugares, incluindo Manaus, foi abalada por políticas baseadas no transporte motorizado individual. Diante disso, as novas políticas de mobilidade têm como meta a priorização do transporte não-motorizado e coletivo. Nesse cenário, os movimentos ciclistas vêm ganhando força e importância, especialmente, pelo seu diferenciado nível de percepção e cognição ambiental. Tendo em vista que, para a psicologia ambiental, o ato de pedalar exige um posicionamento corporal do ciclista no espaço, aguçando os componentes cognitivos da relação pessoa-ambiente. Perante essa realidade, o presente projeto tem como objetivo determinar o perfil dos ciclistas na cidade de Manaus, e analisar a sustentabilidade da mobilidade urbana da cidade, por meio da ótica desses praticantes e utilizando as ferramentas de qualidade: SWOT, Ishikawa, GUT e 5W2H. O levantamento do perfil dos ciclistas revelou a predominância de jovens adultos, solteiros, do sexo masculino, de classes econômicas intermediárias e com escolaridade concentrada no ensino médio. A Matriz SWOT foi utilizada para a determinação do nível de sustentabilidade da mobilidade. A abordagem quantitativa revelou uma percepção não sustentável da mobilidade urbana de Manaus, ao resultar em um valor negativo no somatório da metodologia aplicada (-101 pontos). Os aspectos de fraqueza da abordagem qualitativa foram utilizados para alimentar as demais ferramentas de qualidade. O Diagrama de Ishikawa mapeou graficamente as causas estruturais desses aspectos, revelando uma alta relação com uma gestão pública ineficiente e uma infraestrutura insuficiente. A Matriz GUT foi utilizada para hierarquizar (por prioridade de solução) os aspectos de fraqueza levantados, resultando nos pontos de Transporte Público Precário e a Baixa Segurança, como as pautas prioritárias de solução. Por fim, o método 5W2H foi utilizado para estruturar planos de ações de curto, médio e longo prazos. Tendo como resultado, ações estratégicas e coordenadas, com investimentos em infraestrutura, segurança e transportes coletivos. Dessa forma, portanto, a pesquisa apresentou uma característica interdisciplinar (unindo conhecimentos de psicologia ambiental, planeamento urbano e gestão de qualidade); aplicou uma coordenação, sem precedentes, de ferramentas clássicas de análises quali e quantitativas; e apresentou dados inéditos a respeito da sustentabilidade da mobilidade urbana de Manaus | eng |
dc.description.abstract | Sustainable urban mobility is a global goal. However, the sustainability of urban mobility in many places, including Manaus, has been undermined by policies based on individual motorized transport. In view of this, new mobility policies aim to prioritize non-motorized and collective transport. In this scenario, cycling movements have been gaining strength and importance, especially due to their differentiated level of environmental perception and cognition. Considering that, for environmental psychology, the act of cycling requires the cyclist to position his body in space, sharpening the cognitive components of the person-environment relationship. Given this reality, this project aims to determine the profile of cyclists in the city of Manaus and to analyze the sustainability of urban mobility in the city, through the perspective of these practitioners and using the quality tools: SWOT, Ishikawa, GUT and 5W2H. The survey of the profile of cyclists revealed the predominance of young adults, single, male, from intermediate economic classes and with education concentrated in high school. The SWOT Matrix was used to determine the level of sustainability of mobility. The quantitative approach revealed an unsustainable perception of urban mobility in Manaus, resulting in a negative value in the sum of the applied methodology (-101 points). The weak aspects of the qualitative approach were used to feed the other quality tools. The Ishikawa Diagram graphically mapped the structural causes of these aspects, revealing a strong relationship with inefficient public management and insufficient infrastructure. The GUT Matrix was used to prioritize (by solution priority) the weak aspects raised, resulting in the points of Precarious Public Transportation and Low Security, as the priority solution agendas. Finally, the 5W2H method was used to structure short, medium and long-term action plans. The result was strategic and coordinated actions, with investments in infrastructure, security and public transportation. Therefore, the research presented an interdisciplinary characteristic (combining knowledge of environmental psychology, urban planning and quality management); applied an unprecedented coordination of classical qualitative and quantitative analysis tools; and presented unprecedented data on the sustainability of urban mobility in Manaus. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/88175/DISS_PriscilaSouza_PPGCASA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Centro de Ciências do Ambiente | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Transporte sustentável | por |
dc.subject | Ciclismo - Manaus (AM) | por |
dc.subject | Planejamento urbano | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | eng |
dc.subject.cnpq | OUTROS | eng |
dc.title | Movimentos ciclistas na cidade de Manaus-AM: perfil dos praticantes e análise de sustentabilidade da mobilidade urbana por meio das ferramentas: SWOT, Ishikawa, GUT e 5W2H | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Psicologia Ambiental | por |
dc.subject.user | Gestão Pública | por |
dc.subject.user | Ferramentas de Qualidade | por |
dc.subject.user | Mobilidade Urbana | por |
dc.subject.user | Movimentos Ciclistas | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_PriscilaSouza_PPGCASA.pdf | 12.4 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.