???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11202
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEto, Larissa Tsumie Takashima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283543732275902eng
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Dayse da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158344333742804eng
dc.contributor.referee1Higuchi, Maria Inês Gasparetto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8607852207828061eng
dc.contributor.referee2Profice, Christiana Cabicieri-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2410356941075360eng
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.citationETO, Larissa Tsumie Takashima. Entre folhas e brincadeiras: Experiências infantis com a natureza em contexto rural amazônico. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11202-
dc.description.resumoA relação entre crianças e ambientes naturais tem se tornado um tema emergente diante da crescente urbanização e do consequente afastamento das novas gerações da natureza. No contexto amazônico, onde a biodiversidade e a cultura local oferecem oportunidades únicas de interação com o meio natural, ainda são escassos os estudos que exploram, sob a ótica das crianças, como esses vínculos se estabelecem e quais os sentidos atribuídos à natureza no cotidiano. Esta dissertação se insere nesse cenário investigativo ao buscar compreender, por meio de uma abordagem qualitativa e multimetodológica, as experiências e percepções de crianças residentes em um contexto rural amazônico. A pesquisa foi desenvolvida na comunidade Cachoeira do Leão (AM-010), envolvendo entrevistas semiestruturadas com crianças e mães, observação naturalística e caminhadas guiadas (walkthroughs) com registros audiovisuais. A investigação está vinculada à linha de pesquisa Processos Psicossociais do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGPSI-UFAM) e dialoga com o macroprojeto da docente orientadora, centrado na promoção do desenvolvimento humano em interface com a Psicologia Ambiental. A análise dos dados revelou que as crianças constroem vínculos afetivos, simbólicos e funcionais com o ambiente natural, percebendo-o como espaço de liberdade, criatividade e bem-estar. As mães, por sua vez, reconhecem os benefícios do contato com a natureza, mas também apontam limitações estruturais que impactam o cuidado com a infância em zonas rurais. Os resultados da pesquisa reforçam o papel do ambiente natural como fator de proteção para o desenvolvimento infantil, destacando a importância de políticas públicas e práticas profissionais que considerem a natureza como um direito da infância. Em um momento histórico marcado pelo excesso de telas, pelo empobrecimento das experiências sensoriais e pela padronização das infâncias, este estudo propõe uma escuta ativa das crianças amazônidas e a valorização de espaços onde a infância ainda se entrelaça com elementos bióticos e abióticos da natureza. As evidências apontam que não é apenas a quantidade de natureza que importa, mas as possibilidades de interação significativas que ela propicia — e que são mediadas culturalmente por valores, práticas e modos de vida próprios da região. Ao lançar luz sobre essas relações, a dissertação contribui para o fortalecimento de ações intersetoriais voltadas ao bem-estar infantil e à sustentabilidade socioambiental no contexto amazônico.eng
dc.description.abstractThe relationship between children and natural environments has become an emerging topic in light of increasing urbanization and the resulting disconnection of new generations from nature. In the Amazonian context—where biodiversity and local culture offer unique opportunities for interaction with the natural world—there is still a lack of studies exploring, from the children’s perspective, how these bonds are formed and what meanings are attributed to nature in everyday life. This dissertation contributes to this field of inquiry by seeking to understand, through a qualitative and multimethod approach, the experiences and perceptions of children living in a rural Amazonian community. The research was conducted in the community of Cachoeira do Leão (AM-010) and involved semi-structured interviews with children and mothers, naturalistic observations, and guided walks (walkthroughs) with audiovisual recordings. The study is part of the research line Psychosocial Processes within the Graduate Program in Psychology at the Federal University of Amazonas (PPGPSI-UFAM), and is aligned with the advisor’s broader project focused on promoting human development in dialogue with Environmental Psychology. Data analysis revealed that children build affective, symbolic, and functional bonds with the natural environment, perceiving it as a space of freedom, creativity, and well-being. Mothers also recognize the benefits of nature contact, while highlighting structural limitations that affect childcare in rural areas. The findings underscore the role of natural environments as protective factors for child development and emphasize the need for public policies and professional practices that regard nature as a right of childhood. In a historical moment marked by screen overexposure, impoverished sensory experiences, and the standardization of childhoods, this study advocates for actively listening to Amazonian children and valuing spaces where childhood remains intertwined with the biotic and abiotic elements of nature. The evidence suggests that it is not merely the amount of nature that matters, but the culturally mediated opportunities for meaningful interaction it affords—shaped by regional values, practices, and ways of life. By shedding light on these relationships, this dissertation contributes to strengthening cross-sectoral efforts aimed at promoting child well-being and socio-environmental sustainability in the Amazonian context.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatimage/png*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88171/DISS_LarissaEto_PPGPSI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimento - Aspectos ambientaispor
dc.subjectPsicologia ambiental - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleEntre folhas e brincadeiras: experiências infantis com a natureza em contexto rural amazônicoeng
dc.title.alternativeBetween Leaves and Play: Children’s Experiences with Nature in a Rural Amazonian Contexteng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1745-8336eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-7998-6381eng
dc.subject.userInfânciapor
dc.subject.userNaturezapor
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userDesenvolvimento infantilpor
dc.subject.userPsicologia ambientalpor
dc.subject.userRuralidadepor
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_LarissaEto_PPGPSI.pdf 4.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.