???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11204
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: "Por que e como ensinar a Capoeira na Educação Física Escolar? Uma proposta cultural integrando corpo, lúdico e lazer no Ensino Fundamental II
Other Titles: Why and How to Teach Capoeira in School Physical Education? A Cultural Perspective Integrating Body, Playfulness, and Leisure in Elementary Education II
???metadata.dc.creator???: Santos, Heres Wandame Albuquerque dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, Joao Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Viana, Raimundo Nonato Assunção
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do Projeto Capoeira na Escola para os Jovens (PCEJ), realizado com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola pública de Manaus-AM. O estudo teve como objetivo analisar o processo de construção e implementação de uma proposta pedagógica de capoeira, fundamentada no referencial cultural da Educação Física, bem como os significados atribuídos pelos alunos às experiências formativas vividas ao longo do projeto. A pesquisa foi orientada por referenciais teóricos críticos e pós-críticos da Educação Física, especialmente os estudos de Daolio (1995), Neira (2018), Falcão (1994), Mello (2002) e Freire (2011). Ao longo de 13 encontros, os estudantes participaram de vivências integradas envolvendo corpo, identidade, cultura afro-brasileira, lazer, musicalidade, dança e resistência. A produção dos dados ocorreu por meio de observações registradas em diário de campo e de rodas de conversa dialógicas com os participantes. Os resultados indicaram que a capoeira, quando inserida na escola a partir de uma abordagem crítica, dialógica e culturalmente situada, contribuiu para o fortalecimento do pertencimento étnico-racial, o desenvolvimento da consciência corporal, a valorização da diversidade e o resgate do prazer e do sentido das práticas corporais no ambiente escolar. As falas dos estudantes revelaram experiências de reconhecimento, expressão e transformação, que ressignificaram a presença da Educação Física no currículo. Como recurso educacional, foi elaborado um caderno pedagógico contendo planos de aula, fundamentação teórica, planejamento didático, sugestões de atividades e estratégias de avaliação, com o intuito de apoiar professores na implementação da capoeira na escola pública como expressão da cultura corporal afro-brasileira, histórica e viva — que ensina, resiste e emancipa.
Abstract: This dissertation presents the results of a qualitative study developed through the project Capoeira at School for Youth (PCEJ), carried out with 9th-grade students in a public school in Manaus, Brazil. The study aimed to analyze the process of designing and implementing a pedagogical proposal for capoeira, grounded in the cultural framework of Physical Education, as well as the meanings attributed by middle school students to the formative experiences lived throughout the project. The research was guided by critical and post-critical theoretical references in Physical Education, especially the works of Daolio (1995), Neira (2018), Falcão (1994), Mello (2002), and Freire (2011). Over the course of 13 sessions, students engaged in integrated experiences involving the body, identity, Afro-Brazilian culture, leisure, musicality, dance, and resistance. Data production occurred through systematic observations recorded in a field diary and dialogical group conversations with the participants. The results indicated that when capoeira is integrated into school through a critical, dialogical, and culturally situated approach, it contributes to strengthening ethnic-racial belonging, developing body awareness, valuing diversity, and restoring pleasure and meaning to the experiences of body culture in the school environment. Students’ testimonies revealed experiences of recognition, expression, and transformation, which reframed the presence of Physical Education within the curriculum. As an educational resource, a Pedagogical Workbook was developed, containing lesson plans, theoretical foundation, didactic planning, activity suggestions, and assessment strategies. The material is intended to support teachers in implementing capoeira in public schools as an Afro-Brazilian expression of body culture—historical and alive—that teaches, resists, and emancipates.
Keywords: Educação física para crianças
Educação física (Ensino fundamental)
Capoeira
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Capoeira
Educação Física Escolar
Cultura Corporal
Corpo
Lazer
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional
Citation: SANTOS, Heres Wandame Albuquerque dos. Por que e como ensinar a Capoeira na Educação Física Escolar? Uma proposta cultural integrando corpo, lúdico e lazer no Ensino Fundamental II. 2025. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11204
Issue Date: 31-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REC.EDUC_HeresSantos_PROEF.pdf 1.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
DISS_HeresSantos_PROEF.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.