???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11209
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As Línguas Cooficializadas e sua implementação nas escolas de São Gabriel da Cachoeira: impasses e perspectivas
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Pedro Henrique Sampaio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
First advisor-co: Wolkoff, Gisele Giandoni
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Josefa Alexandrina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Eneida
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação analisa o município de São Gabriel da Cachoeira, situado no extremo noroeste do Amazonas, pioneiro na cooficialização de quatro línguas indígenas faladas na região do Alto Rio Negro: Nheengatu, Tukano, Baniwa e Ianomami. Essa iniciativa constitui um marco importante para a cooficialização de outras línguas, autóctones ou alóctones, em diferentes regiões do Brasil no campo da linguística. O objetivo central do trabalho é problematizar a atual situação das políticas linguísticas após a cooficialização, com ênfase na qualidade da Educação Escolar Indígena nas escolas municipais e na atuação das demais instituições presentes no município, bem como na organização político-administrativa pelos poderes Legislativo e Executivo. A pesquisa fundamenta-se metodologicamente em revisão bibliográfica e em investigação de campo, por meio de entrevistas com pais de alunos de diversas escolas do município, professores e a pedagoga da Escola Municipal Indígena Tenente Jefferson. Analisa-se, ainda, a atuação dos professores da disciplina “Práticas e Diversidades” e suas práticas pedagógicas. Por fim, são discutidos os desafios e as perspectivas para a valorização da diversidade sociocultural presente na região.
Abstract: This dissertation analyzes the municipality of São Gabriel da Cachoeira, located in the far northwest of Amazonas, which pioneered the coofficialization of four indigenous languages spoken in the Alto Rio Negro region: Nheengatú, Tukano, Baniwa, and Ianomami. This initiative marks an important milestone for the co- officialization of other indigenous and non-indigenous languages in various regions of Brazil within the field of linguistics. The main objective of the work is to discuss the current situation of language policies following co-officialization, with an emphasis on the quality of Indigenous School Education in municipal schools and the role of other institutions in the municipality, as well as the political- administrative organization by the Legislative and Executive branches. The research is based on a literature review and field investigation, through interviews with parents of students from different schools, teachers, and the pedagogue of the Escola Municipal Indígena Tenente Jefferson. The study also analyzes the performance of teachers in the “Práticas e Diversidades” (Practices and Diversities) subject and their pedagogical practices. Finally, the challenges and perspectives for valuing the sociocultural diversity present in the region are discussed.
Keywords: Indígenas - Educação - Amazônia
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Linguas indigenas - Estudo e ensino - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Políticas Linguísticas
Educação Escolar Indígena
Cooficialização das Línguas Indígenas
São Gabriel da Cachoeira/AM
Diversidade Sociocultural
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: FERREIRA, Pedro Henrique Sampaio. As Línguas cooficializadas e sua implementação nas escolas de São Gabriel da Cachoeira: impasses e perspectivas. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11209
Issue Date: 28-May-2025
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_PedroFerreira_PPGSCA 1.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.