???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11221
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | A Biografia científica de João Manso Pereira, um químico negro no Brasil Colonial: avaliação da contribuição de uma oficina histórico-crítica |
Other Titles: | The Scientific Biography of João Manso Pereira, a Black Chemist in Colonial Brazil: Assessment of the Contribution of a Historical-Critical Workshop |
???metadata.dc.creator???: | Lira, Priscila Duarte de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Antunes, Ettore Paredes |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Pocrifka, Leandro Aparecido |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Novais, Alisson Meza |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Menezes, Jean Michel |
???metadata.dc.contributor.referee5???: | Massi, Luciana |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente tese tem como objetivo analisar o impacto de uma oficina histórico-crítica, baseada na biografia científica de João Manso, um químico negro, na formação de futuros professores de Química. A pesquisa foi fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético de Karl Marx, na ontologia do ser social de György Lukács e na Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani. Inicialmente, investigamos a História da Química do Brasil nos períodos Colonial e Imperial, sua relação com o sistema escravista e a existência de cientistas negros brasileiros nesses períodos. A partir dessa investigação, identificamos o químico negro João Manso e elaboramos um recorte de sua biografia. Em seguida, desenvolvemos e aplicamos uma oficina histórico-crítica com base na história de João Manso, na História da Química do Brasil e na história e cultura africana e afro-brasileira. Por meio dessas atividades, buscamos historicizar a História da Química do Brasil e desvelar os processos de alienação presentes no desenvolvimento da Química. Após a oficina, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os licenciandos. Os resultados mostram que a oficina proporcionou aos estudantes: o conhecimento da História da Química do Brasil e de cientistas brasileiros, fato que, segundo eles, nunca haviam estudado; a compreensão da Química como um processo histórico-social; e a compreensão, mesmo que de forma implícita, dos processos de humanização e alienação de pessoas não-brancas e da própria Ciência, que resultaram na expropriação e apropriação dos conhecimentos africanos e afro-brasileiros para o desenvolvimento científico. A tese aponta enquanto implicações para o ensino de Química e para a formação inicial de professores a importância de uma prática historizada dos conteúdos, referenciada na história e cultura africana e afro-brasileira. |
Abstract: | This thesis aims to analyze the impact of a historical-critical workshop, based on the scientific biography of João Manso, a Black chemist, on the training of future Chemistry teachers. The research was grounded in Karl Marx's Historical-Dialectical Materialism, György Lukács's ontology of social being, and Saviani's Historical-Critical Pedagogy. Initially, we investigated the History of Chemistry in Brazil during the Colonial and Imperial periods, its relationship with the slave system, and the existence of Black Brazilian scientists during these periods. Based on this investigation, we identified the Black chemist João Manso and developed an excerpt of his biography. We then developed and implemented a historical-critical workshop based on the story of João Manso, the history of chemistry in Brazil, and African and Afro-Brazilian history and culture. Through these activities, we sought to historicize the history of chemistry in Brazil and uncover the processes of alienation present in the development of chemistry. After the workshop, semi-structured interviews were conducted with the undergraduate students. The results show that the workshop provided the students with: Knowledge of the history of chemistry in Brazil and Brazilian scientists, a subject they had never studied before; an understanding of chemistry as a historical-social process; and an understanding, albeit implicit, of the processes of humanization and alienation of non-white people and of science itself, which resulted in the expropriation and appropriation of African and Afro-Brazilian knowledge for scientific development. The thesis highlights the importance of a historicized practice of content, anchored in African and Afro-Brazilian history and culture, as implications for chemistry teaching and initial teacher training |
Keywords: | Química - História Escritores negros - Química |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação antirracista e anticolonial História da Química Humanização e alienação da Ciência |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Química |
Citation: | LIRA, Priscila Duarte de. A Biografia científica de João Manso Pereira, um químico negro no Brasil Colonial: avaliação da contribuição de uma oficina histórico-crítica. 2025. 96 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11221 |
Issue Date: | 17-Jul-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE_PriscilaLira_PPGQ | 2.33 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.