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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Direitos humanos e migração venezuelana: (des)caminhos do acesso à educação em Manaus
???metadata.dc.creator???: Freire, Renata Bianca Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Weil, Andreza Gomes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ramirez, Yunier Sarmiento
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Marcia Maria de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação analisa as intersecções entre migração e educação, com foco na efetivação do direito à educação de crianças e adolescentes migrantes venezuelanos em Manaus. A pesquisa se insere no debate dos direitos humanos, abordando as dinâmicas sociais, econômicas e políticas que moldam o processo migratório na Amazônia, especialmente no Estado do Amazonas. A fundamentação teórica adota uma abordagem interdisciplinar, dialogando com as teorias críticas das migrações e das políticas públicas de educação. Reflete sobre as contradições do capitalismo contemporâneo, como precarização do trabalho, exclusão social e desigualdade estrutural, apoiando-se em autores como Ramírez, Vilarroel e Ferreira (2022). Também analisa marcos legais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), a Constituição Brasileira (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e a Lei Federal Nº 13.445/2017, que assegura aos migrantes acesso igualitário aos serviços públicos, incluindo a educação. O objetivo central é analisar como se efetiva o direito à educação dos migrantes venezuelanos em Manaus, a partir das estratégias adotadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM). Os objetivos específicos incluem: caracterizar o fluxo migratório venezuelano na cidade; identificar ações da Rede Pública Estadual de Educação para promover a escolarização; e compreender as barreiras e expectativas vivenciadas pelos estudantes migrantes e suas famílias. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, de caráter analítico-descritivo. A coleta de dados envolveu análise documental de legislações, políticas públicas e relatórios, além de entrevistas com diretores, e realização de grupo focal com estudantes migrantes venezuelanos. Essa abordagem possibilitou mapear os mecanismos institucionais e as experiências no ambiente escolar. Os resultados indicam que, embora haja avanços legais e institucionais, persistem desafios significativos, como informalidade no trabalho, precariedade habitacional e dificuldades de acesso a serviços públicos. No campo educacional, embora se verifiquem iniciativas escolares voltadas à comunicação, integração e valorização da interculturalidade, essas ações permanecem limitadas diante das lacunas relacionadas à equivalência curricular. A inexistência de dados sistematizados nas plataformas oficiais do governo federal e estadual sobre o desempenho acadêmico de estudantes migrantes venezuelanos evidencia não apenas fragilidades técnicas, mas sobretudo a ausência de políticas públicas consistentes de monitoramento e avaliação, o que contribui para a invisibilização desse grupo e para a reprodução de desigualdades educacionais em um cenário que demanda respostas estruturais e inclusivas. Os resultados obtidos reforçam a necessidade de ações integradas e contínuas para assegurar a inclusão educacional e social dos migrantes no Brasil.
Abstract: This dissertation analyzes the intersections between migration and education, focusing on the realization of the right to education for Venezuelan migrant children and adolescents in Manaus. The research is part of the debate on human rights, addressing the social, economic, and political dynamics that shape the migratory process in the Amazon, especially in the State of Amazonas. The theoretical foundation adopts an interdisciplinary approach, engaging with critical theories of migration and public education policies. It reflects on the contradictions of contemporary capitalism, such as labor precarization, social exclusion, and structural inequality, relying on authors like Ramírez, Vilarroel, and Ferreira (2022). It also analyzes legal frameworks, such as the Universal Declaration of Human Rights (1948), the Brazilian Constitution (1988), the Law of Guidelines and Bases of Education (1996), and Federal Law No. 13.445/2017, which guarantees equal access to public services for migrants, including the education. The central objective is to analyze how the right to education of Venezuelan migrants in Manaus is being implemented, based on the strategies adopted by the State Secretariat of Education and School Sports (SEDUC/AM). The specific objectives include characterizing the Venezuelan migratory flow in the city; identifying actions by the State Public Education Network to promote schooling; and understanding the barriers and expectations experienced by migrant students and their families. The adopted methodology is qualitative in nature, with an analytical-descriptive character. Data collection involved documentary analysis of legislation, public policies, and reports, as well as interviews with directors, and conducting focus groups with Venezuelan migrant students. This approach enabled the mapping of institutional mechanisms and experiences in the school environment. The results indicate that, although there are legal and institutional advancements, significant challenges persist, such as informal work, housing precarity, and difficulties in accessing public services. In the educational field, Although there are school initiatives focused on communication, integration, and the promotion of interculturality, these actions remain limited in the face of gaps related to curricular equivalence. The lack of systematized data on federal and state government platforms regarding the academic performance of Venezuelan migrant students highlights not only technical weaknesses, but above all the absence of consistent public policies for monitoring and evaluation, which contributes to the invisibility of this group and the reproduction of educational inequalities in a scenario that demands structural and inclusive responses. The results obtained reinforce the need for integrated and continuous actions to ensure the educational and social inclusion of migrants in Brazil.
Esta tesis analiza las intersecciones entre migración y educación, centrándose en la realización del derecho a la educación de los niños y adolescentes migrantes venezolanos en Manaos. La investigación se inscribe en el debate sobre los derechos humanos, abordando las dinámicas sociales, económicas y políticas que configuran el proceso migratorio en la Amazonia, especialmente en el estado de Amazonas. La base teórica adopta un enfoque interdisciplinario, entablando un diálogo con las teorías críticas de la migración y las políticas públicas de educación. Reflexiona sobre las contradicciones del capitalismo contemporáneo, como la precariedad laboral, la exclusión social y la desigualdad estructural, inspirándose en autores como Ramírez, Vilarroel y Ferreira (2022). También analiza marcos jurídicos como la Declaración Universal de los Derechos Humanos (1948), la Constitución brasileña (1988), la Ley de Directrices y Bases de la Educación (1996) y la Ley Federal nº 13.445/2017, que garantiza a los migrantes la igualdad de acceso a los servicios públicos, incluida la educación. El objetivo central es analizar cómo se implementa el derecho a la educación de los migrantes venezolanos en Manaus, a partir de las estrategias adoptadas por la Secretaría de Estado de Educación y Deporte Escolar (SEDUC/AM). Los objetivos específicos incluyen: caracterizar el flujo migratorio venezolano en la ciudad; identificar las acciones emprendidas por la Red Estatal de Educación Pública para promover la escolarización; y comprender las barreras y expectativas experimentadas por los estudiantes migrantes y sus familias. La metodología adoptada es de carácter cualitativo, analítico-descriptivo. La recolección de datos incluyó el análisis documental de legislación, políticas públicas e informes, así como entrevistas con directores y grupos focales con estudiantes migrantes venezolanos. Este enfoque permitió mapear los mecanismos institucionales y las experiencias en el ámbito escolar. Los resultados indican que, aunque ha habido avances legales e institucionales, persisten retos importantes, como la informalidad laboral, la precariedad de la vivienda y las dificultades de acceso a los servicios públicos. En el ámbito educativo, Aunque existen iniciativas escolares orientadas a la comunicación, la integración y la valorización de la interculturalidad, estas acciones siguen siendo limitadas debido a las deficiencias relacionadas con la equivalencia curricular. La inexistencia de datos sistematizados en las plataformas oficiales del gobierno federal y estatal sobre el rendimiento académico de los estudiantes migrantes venezolanos pone de manifiesto no solo las deficiencias técnicas, sino sobre todo la ausencia de políticas públicas coherentes de seguimiento y evaluación, lo que contribuye a la invisibilización de este grupo y a la reproducción de las desigualdades educativas en un contexto que exige respuestas estructurales e inclusivas. Los resultados obtenidos refuerzan la necesidad de acciones integradas y continuas para garantizar la inclusión educativa y social de los migrantes en Brasil.
Keywords: Imigrantes - Aspectos Sociais
Educação e Estado - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: SERVICO SOCIAL
???metadata.dc.subject.user???: Direitos humanos
Política de educação
Migração venezuelana
Amazonas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Serviço Social
Citation: FREIRE, Renata Bianca Oliveira. Direitos humanos e migração venezuelana: (des)caminhos do acesso à educação em Manaus. 2025. 119 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11247
Issue Date: 18-Jun-2025
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social

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