???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNunes, Sanderly Dacio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2461121448229196eng
dc.contributor.advisor1Queirós, César Augusto Bubolz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1057933239321750eng
dc.contributor.referee1Borges, Heloísa da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333eng
dc.contributor.referee2Silva Filho, Wellington Bernardelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2584888143914962eng
dc.date.issued2025-07-28-
dc.identifier.citationDACIO, Sanderly Dacio. A experiência da formação de professores de história no município de Santo Antônio do Içá. 2025. 101 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11252-
dc.description.resumoA formação de professores no interior do estado do Amazonas enfrenta desafios significativos, especialmente em regiões de difícil acesso, como Santo Antônio do Içá. As barreiras logísticas, financeiras e a escassez de oportunidades dificultam a qualificação docente, impactando diretamente a oferta de ensino de qualidade, sobretudo nas comunidades ribeirinhas e indígenas. Nesse contexto, a pesquisa investiga a experiência da formação de professores de História no município, analisando os desafios enfrentados e a importância do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Os objetivos da pesquisa incluem a análise do PARFOR e sua implementação no Amazonas, com ênfase na turma PA433 do curso de História em Santo Antônio do Içá. Além disso, busca-se compreender o impacto do programa na formação de professores, a relação dos docentes com as temáticas indígenas e a influência da pandemia de COVID-19 no andamento do curso. A pesquisa também investiga o perfil dos estudantes matriculados e os desafios enfrentados ao longo do processo formativo. A metodologia adotada tem abordagem qualitativa, utilizando análise documental, questionários e entrevistas baseadas na história oral. A partir dessa análise, pretende-se compreender como a formação docente é desenvolvida no município e quais são os impactos sociais e educacionais desse processo. A pesquisa contribui para a reflexão sobre políticas públicas de formação docente em áreas remotas e destaca a necessidade de estratégias que considerem as especificidades regionais.eng
dc.description.abstractTeacher training in the interior of the state of Amazonas faces significant challenges, especially in hard-to-reach regions such as Santo Antônio do Içá. Logistical and financial barriers and the lack of opportunities hinder teacher qualification, directly impacting the provision of quality education, especially in riverside and indigenous communities. In this context, the research investigates the experience of training History teachers in the municipality, analyzing the challenges faced and the importance of the National Program for Training Basic Education Teachers (PARFOR) of the Federal University of Amazonas (UFAM). The objectives of the research include the analysis of PARFOR and its implementation in Amazonas, with an emphasis on the PA433 class of the History course in Santo Antônio do Içá. In addition, the research seeks to understand the impact of the program on teacher training, the relationship of teachers with indigenous themes and the influence of the COVID-19 pandemic on the progress of the course. The research also investigates the profile of enrolled students and the challenges faced throughout the training process. The methodology adopted has a qualitative approach, using document analysis, questionnaires and interviews based on oral history. Based on this analysis, we intend to understand how teacher training is developed in the municipality and what the social and educational impacts of this process are. The research contributes to the reflection on public policies for teacher training in remote areas and highlights the need for strategies that consider regional specificities.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/88701/DISS_SanderlyNunes_PPGH.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectProfessores de história - Formação - Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleA experiência da formação de professores de história no município de Santo Antônio do Içáeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userFormação docentepor
dc.subject.userExperiênciapor
dc.subject.userEnsino de históriapor
dc.subject.userParforpor
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SanderlyNunes_PPGH 957.27 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.