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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11258| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | Sequência didática com viscosímetro de stokes e software tracker: uma proposta para o ensino de fluidos no ensino médio sob a perspectiva da aprendizagem significativa |
| ???metadata.dc.creator???: | Anjos, Adlas Oliveira dos ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Santos, Tiago Gonçalves |
| First advisor-co: | Luz, Fernando Albuquerque |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pessoa Júnior, Erasmo Sérgio Ferreira |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Pacheco, Vanusa Bezerra |
| ???metadata.dc.contributor.referee3???: | Gómez Marnez, Silvina Paola |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | A sequência didática é uma ferramenta que foi criada para facilitar a aprendizagem do aluno. A presente pesquisa parte do seguinte questionamento: De que forma o uso de uma sequência didática baseada em experimentação e simulação digital pode promover a aprendizagem significativa dos conceitos de fluidos no Ensino Médio? Nesta dissertação, assumiu-se a hipótese de que uma aprendizagem com maior grau de motivação possibilita e facilita o envolvimento do aluno para aprender fluidos, permitindo a construção de um conhecimento significativo e científico. E para promover tal motivação, buscou-se utilizar algo próximo à realidade do aluno, ou seja, uma sequência didática que usa ferramentas tecnológicas, e também experimento de baixo custo. A construção de uma sequência didática que junte o Viscosímetro de Stokes e o Tracker justifica-se pela necessidade de proporcionar a aprendizagem ativa, ao combinar experimentação e análise computacional, os docentes conseguem desenvolver habilidades investigativas, confrontando previsões teóricas com dados reais; Superar o problema de falta de laboratórios nas escolas de nível médio com esses equipamentos, um número significativo de escolas não dispõe de equipamentos sofisticados para medições precisas, mas o uso de vídeos e software de análise diminui esse problema; Trazer para o ambiente escolar tecnologias digitais no ensino de Física, Auxiliar na formação do professor, a sequência proposta pode servir como modelo para outros docentes, mostrando como abordar conceitos complexos de forma investigativa. Objetivo Geral: Desenvolver uma sequência didática sobre fluidos, com o uso do Viscosímetro de Stokes e do simulador Tracker, de forma a desenvolver uma aprendizagem significativa de Ausubel. Objetivos Específicos: Analisar os problemas conceituais enfrentados pelos alunos em relação a Viscosidade nos fluidos, e o movimento de esferas num meio viscoso através da primeira aplicação do questionário diagnóstico; propor um experimento de fácil construção para determinação da Viscosidade usando materiais de fácil acesso; avaliar a eficácia da sequência didática na compreensão dos conceitos físicos envolvidos, através da segunda aplicação do questionário. A pesquisa utilizou uma abordagem quali-quantitativa para obter uma compreensão aprofundada das percepções dos respondentes. Foi aplicado um questionário em duas turmas do 1º ano na escola CETI - Coari, sendo as 8 questões discursivas. A análise dos dados coletados foi feita em duas etapas, primeiramente foram tabulados para se fazer os gráficos utilizando o Microsoft Excel e depois uma avaliação meticulosa dessas respostas discursivas, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin. A análise dos dados revelou que os alunos tiveram um desenvolvimento visível com a aplicação da sequência didática. A diferença mostrou-se em relação ao número de acertos, onde o número foi muito maior na turma que teve a sequência didática aplicada. |
| Abstract: | The didactic sequence is a tool created to facilitate student learning. This research stems from the following question: How can the use of a didactic sequence based on experimentation and digital simulation promote meaningful learning of fluid concepts in High School? In this dissertation, the hypothesis was adopted that learning with a higher degree of motivation enables and facilitates student engagement in learning about fluids, allowing the construction of meaningful and scientific knowledge. To promote such motivation, we sought to use something close to the students' reality, that is, a didactic sequence that employs technological tools and also low-cost experiments. The construction of a didactic sequence combining the Stokes Viscometer and Tracker is justified by the need to provide active learning. By combining experimentation and computational analysis, teachers can develop investigative skills, comparing theoretical predictions with real data; Overcome the problem of the lack of well-equipped laboratories in high schools, as a significant number of schools do not have sophisticated equipment for precise measurements, but the use of videos and analysis software reduces this issue; Introduce digital technologies into the Physics teaching environment; Assist in teacher training—the proposed sequence can serve as a model for other teachers, showing how to approach complex concepts in an investigative manner. General Objective: Develop a didactic sequence on fluids, using the Stokes Viscometer and the Tracker simulator, to foster meaningful learning in the Ausubelian sense. Specific Objectives: Analyze the conceptual difficulties students face regarding fluid viscosity and the motion of spheres in a viscous medium through the first application of a diagnostic questionnaire; propose an easy-to-build experiment to determine viscosity using accessible materials; evaluate the effectiveness of the didactic sequence in enhancing the understanding of the involved physical concepts through the second application of the questionnaire. The research adopted a qualitative-quantitative approach to gain an in-depth understanding of respondents' perceptions. A questionnaire was administered to two first-year classes at CETI - Coari school, consisting of 8 discursive questions. The collected data were analyzed in two stages: first, they were tabulated to create graphs using Microsoft Excel, followed by a meticulous evaluation of the discursive responses using Bardin's Content Analysis methodology. Result: The data analysis revealed that students showed visible improvement with the application of the didactic sequence. The difference was evident in the number of correct answers, which was significantly higher in the class where the didactic sequence was implemented. |
| Keywords: | Física - Estudo e ensino Física - Métodos de ensino |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| ???metadata.dc.subject.user???: | Ensino de Física Sequencia Didática Software Traker Ensino e Aprendizagem |
| Language: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Física |
| Citation: | ANJOS, Adlas Oliveira dos. Sequência didática com viscosímetro de stokes e software tracker: uma proposta para o ensino de fluidos no ensino médio sob a perspectiva da aprendizagem significativa. 2025. 186 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari (AM), 2025. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| ???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11258 |
| Issue Date: | 22-May-2025 |
| Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
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