???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte, Yan Luis Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4213660307852100eng
dc.contributor.advisor1Leão, Daurimar Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3660911629829910eng
dc.contributor.referee2Correia, Walter Roberto-
dc.contributor.referee3Machado, João Cláudio Braga Pereira-
dc.date.issued2025-10-03-
dc.identifier.citationDUARTE, Yan Luis Barros. Gênero e o futebol feminino na escola: uma proposta pedagógica de educação física nas séries finais do ensino fundamental. 2025. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11279-
dc.description.resumoEste estudo trata de uma pesquisa que procura investigar a compreensão que se tem a respeito das vivências relacionadas ao significado de gênero no futebol feminino no contexto escolar. Nesse sentido, o estudo tem por objetivo compreender os contextos e as dificuldades referentes ao sentido de gênero que são vivenciadas no futebol feminino no contexto escolar, partindo dos registros produzidos pelas alunas nas séries finais do ensino fundamental. A pesquisa está metodologicamente organizada com base numa pesquisa bibliográfica sobre Gênero, Educação Física Escolar e Futebol Feminino, bem como num estudo descritivo qualitativo, que busca entender as características de um grupo de alunas pertencentes a uma escola, que foi escolhida por ser a escola na qual sou professor. Nesta pesquisa, busca-se responder qual é a importância do debate e do sentido de gênero no contexto do futebol feminino na escola, e como as práticas sociais desenvolvidas nas escolas contribuem para o reconhecimento da igualdade de gênero no esporte. A dissertação é ancorada nas perspectivas defendidas por autores do campo dos estudos de gênero, pautada nos princípios humanistas e fundamentada pela metodologia do experimento didático formativo tomando como ponto de referência as recomendações de Freitas e Libâneo (2022). Este caminhar possibilitará a participação dos próprios alunos das séries finais do ensino fundamental no processo de construção do conhecimento de maneira coletiva e reflexiva. Sendo assim, a análise do material produzido na pesquisa, possibilitará a criação de um caderno pedagógico, contendo: Contexto histórico do futebol feminino no Brasil e no Amazonas; Fundamentação teórica; planejamento de ensino; planejamento das aulas com temas, objetivos, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais; exemplos de atividades pedagógicas no ensino do futebol sem distinção de gênero na escola, com estratégias e avaliação.eng
dc.description.abstractThis study is a research that seeks to investigate the understanding of experiences related to the meaning of gender in women's football in the school context. In this sense, the study aims to understand the contexts and difficulties regarding the meaning of gender that are experienced in women's football in the school context, based on the records produced by students in the final years of elementary school. The research is methodologically organized based on bibliographical research on Gender, School Physical Education and Women's Football, as well as a qualitative descriptive study, which seeks to understand the characteristics of a group of students belonging to a school, which was chosen because it is the school where I am a teacher. This research seeks to answer the importance of the debate and meaning of gender in the context of women's football at school, and how social practices developed in schools contribute to the recognition of gender equality in sport. The dissertation is anchored in the perspectives defended by authors in the field of gender studies, guided by humanist principles and based on the methodology of the formative didactic experiment, taking as a reference point the recommendations of Freitas and Libâneo (2022). This process will enable the participation of students in the final years of elementary school in the process of collective and reflective knowledge construction. Therefore, the analysis of the material produced in the research will enable the creation of a pedagogical notebook containing: the historical context of women's soccer in Brazil and the Amazon; theoretical foundation; teaching planning; lesson plans with themes, objectives, conceptual, procedural, and attitudinal content; examples of pedagogical activities in teaching soccer without gender distinction in schools, including strategies and assessment.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/89065/DISS_YanDuarte_PROEF.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/89067/PROD.EDUC_YanDuarte_PROEF.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFutebol femininopor
dc.subjectEsportes para mulherespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICAeng
dc.titleGênero e o futebol feminino na escola: uma proposta pedagógica de educação física nas séries finais do ensino fundamentaleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-5069-5033eng
dc.subject.userEducação física escolarpor
dc.subject.userFutebolpor
dc.subject.userFutebol femininopor
dc.subject.userGêneropor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_YanDuarte_PROEF 2.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC_YanDuarte_PROEF 15.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.