???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11290
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Ciência Aberta: potencialidades para o Programa de Pós-graduação em Educação FACED/UFAM
???metadata.dc.creator???: Almeida, Luiz Fernando Correia de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Fabiane Maia
First advisor-co: Zimba, Horácio Francisco
???metadata.dc.contributor.referee1???: Simas, Hellen Cristina Picanço
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barbalho, Célia Regina Simonetti
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nunes, Claudio Pinto
???metadata.dc.contributor.referee4???: Medeiros Neta, Olívia Morais de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa objetiva analisar as potencialidades da ciência aberta no fomento ao acesso livre à informação e ao conhecimento produzido no âmbito do fazer científico do PPGE/UFAM. O problema que norteia a investigação questiona quais práticas e estratégias manifestam potencialidade de aderência a ciência aberta que contribua para o fomento de amplo acesso livre ao conhecimento científico produzido no PPGE/UFAM. O percurso é mobilizado a partir da cartografia de Deleuze e Guattari (1995), entendida como método de acompanhar processos em movimento, mapear linhas de fuga e registrar atravessamentos, compondo um hódos-meta, que se constrói no próprio ato de pesquisar. A pesquisa articula o campo empírico: (i) o PPGE/UFAM, tomado como programa-devir no contexto amazônico, cuja produção científica envolve artefatos como dados, métodos, diários, imagens, livros e questionários. Foram analisados documentos institucionais da UFAM (Política de Informação para o Repositório Institucional, Plano de Dados Abertos 2025–2027, Política de Segurança da Informação e Comunicações, entre outros), normativas da CAPES (Documento de Área da Educação 2025), declarações e manifestos internacionais de ciência aberta, além de repositórios e bases acessíveis. Os dados apontam que o PPGE/UFAM se encontra em um ecossistema de informação que articula infraestruturas abertas: repositórios, políticas institucionais, projetos de divulgação científica apoiados pela FAPEAM e barreiras estruturais: fragilidade na gestão e curadoria de dados, dispersão da produção científica, dependência de bases restritas. Como resultado preliminar emergiram seis zonas de atenção: (1) gestão e curadoria do conhecimento; (2) dispersão e subaproveitamento da produção; (3) políticas de abertura como indutoras de cultura científica; (4) conexão entre ciência e políticas públicas; (5) reconhecimento de novas tipologias científicas; e (6) abertura como prática afetiva e comprometida. Nesse percurso, a ciência aberta opera, no PPGE/UFAM, como dispositivo micropolítico de justiça epistêmica: um devir que conecta saberes, redistribui visibilidade e reinventa as condições de acesso e cuidado com o conhecimento.
Abstract: This research aims to analyze the potentialities of open science in fostering free access to information and to the knowledge produced within the scientific practices of the PPGE/UFAM. The guiding question of the investigation is: which practices and strategies demonstrate potential for adherence to open science in a way that contributes to broad free access to the scientific knowledge produced at PPGE/UFAM? The methodological path is mobilized through the cartography of Deleuze and Guattari (1995), understood as a method of following processes in movement, mapping lines of flight, and recording crossings, composing a hódos-meta that is constructed in the very act of researching. The study articulates two empirical fields: (i) PPGE/UFAM, conceived as a program-becoming in the Amazonian context, whose scientific production involves artifacts such as data, methods, diaries, images, books, and questionnaires; and (ii) Eduardo Mondlane University (UEM), in Mozambique, experienced during the doctoral sanduíche mobility, which adds to PPGE the dimension of internationalization, and through this experience connects the Amazon and Southern Africa, composing a South–South perspective on scientific openness. Institutional documents from UFAM were analyzed (Information Policy for the Institutional Repository, Open Data Plan 2025–2027, Information and Communications Security Policy, among others), CAPES regulations (Education Area Document 2025 and Evaluation Form 2025–2028), international declarations and manifestos on open science, as well as repositories and databases accessible at UEM. The findings indicate that PPGE/UFAM is situated within an information ecosystem that articulates open infrastructures, repositories, institutional policies, scientific dissemination projects supported by FAPEAM, alongside structural barriers, such as weaknesses in data management and curation, dispersion of scientific production, and dependence on restricted databases. As preliminary results, six zones of attention have emerged: (1) knowledge management and curation; (2) dispersion and underutilization of production; (3) openness policies as inducers of scientific culture; (4) connection between science and public policy; (5) recognition of new scientific typologies; and (6) openness as an affective and committed practice. In this trajectory, open science operates, within PPGE/UFAM, as a micropolitical device of epistemic justice: a becoming that connects knowledges, redistributes visibility, and reinvents the conditions of access to and care for knowledge.
Keywords: Gestão do Conhecimento
Curadoria digital
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Ciência aberta
Produção de conhecimento
Pós-graduação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ALMEIDA, Luiz Fernando Correia de. Ciência Aberta: potencialidades para o Programa de Pós-graduação em Educação FACED/UFAM. 2025. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11290
Issue Date: 10-Nov-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_LuizAlmeida_PPGE 3.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.