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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Interdisciplinaridade nas ciências ambientais: experiências formativas em classes multisseriadas de Coari - AM
???metadata.dc.creator???: Silva, Marilucy Figueiredo da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Jesus, Edilza Laray de
First advisor-co: Cavalcante, Kátia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Campos, Raimundo Sidnei dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Jarliane da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A educação do campo, com suas particularidades locais, exige uma postura crítica em relação aos modelos de ensino convencionais. Este estudo investigou a prática pedagógica do ensino das ciências ambientais na Escola do Campo, objetivando entender como as abordagens educacionais em classes multisseriadas poderiam ser aprimoradas em Coari, Amazonas. Com foco na formação continuada de professores, a pesquisa buscou identificar as necessidades e desafios enfrentados pelos educadores ao abordar temas ambientais em classe multisseriada. O estudo contou com seis professores da escola municipal Raimundo Moreira, situada na comunidade N. Sra. de Fátima em Coari-AM. Em uma abordagem qualitativa, a pesquisa apoiou- se na pesquisa ação e estudo de caso, conforme Yin (2015), combinando pesquisa bibliográfica e documental com questionário on-line e observação na sala de aula para a coleta de dados. A análise do conteúdo, baseada na proposta de Bardin (2016), a qual revelou que o ensino de ciências ambientais não está efetivamente integrado às práticas pedagógicas dos professores, concluindo que as abordagens sobre temas ambientais são pontuais e descontextualizadas dos componentes curriculares. Diante disso, a pesquisa aponta para a necessidade de os professores aprimorarem suas práticas pedagógicas, incorporando as temáticas ambientais ao currículo (BNCC, 2017). Como resultado deste trabalho, foi desenvolvido o curso de formação continuada em “Práticas pedagógicas para a educação da sustentabilidade”, com o intuito de aprimorar a prática pedagógica no ensino das ciências ambientais para os professores das turmas multisseriadas, rompendo paradigmas e promovendo aprendizagem contextualizada e interdisciplinar que de fato proporcione a formação integral do sujeito do campo.
Abstract: Rural education, with its locals particularities, requires a critical stance towards conventional teaching models. This study investigated the pedagogical practice of environmental science teaching at the Rural School, aiming to understand how educational approaches in multigrade classes could be improved in Coari, Amazonas. Focusing on the continuing education of teachers, the research sought to identify the needs and challenges faced by educators when addressing environmental themes in multigrade classrooms. The study involved six teachers from the municipal school Raimundo Moreira, located in the N. Sra. de Fátima community in Coari-AM. Using a qualitative approach, the research relied on action research and case studies, as per Yin (2015), combining bibliographic and documentary research with an online questionnaire and classroom observation for data collection. The content analysis, based on Bardin's proposal (2016), revealed that environmental science teaching is not effectively integrated into teachers' pedagogical practices, concluding that the approaches to environmental themes are sporadic and disconnected from the curricular components. Considering this, the research points to the need for teachers to enhance their pedagogical practices, incorporating environmental themes into the curriculum, in accordance with BNCC (2017). As a result of this work, a continuing education course on 'Pedagogical Practices for Sustainability Education' was developed, aimed at improving pedagogical practices in teaching environmental sciences for teachers of multi-grade classes, breaking paradigms and promoting contextualized and interdisciplinary learning that truly provides the integral development of individuals in the field.
Keywords: Educação rural - Amazonas
Professores - Formação - Coari (AM)
Comunidades - Sustentabilidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Classe multisseriada
Formação continuada
Ciências Ambientais
Educação para sustentabilidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: SILVA, Marilucy Figueiredo da. Interdisciplinaridade nas ciências ambientais: experiências formativas em classes multisseriadas de Coari - AM. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11306
Issue Date: 24-Sep-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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