| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11351Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Moço, Joel Luis Aço Valamatos | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7384416459196214 | eng |
| dc.contributor.advisor1 | Menezes, Jorge Almeida de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5546652961693009 | eng |
| dc.contributor.referee1 | Lima, Renato Abreu | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5164284305900865 | eng |
| dc.contributor.referee2 | Bottos Junior, Norival | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8939716542755764 | eng |
| dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
| dc.identifier.citation | MOÇO, Joel Luís Aço Valamatos. A Língua Inglesa como requisito para a internacionalização dos dois Programas De Pós-Graduação instalados no IEAA/UFAM. 2025. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. | eng |
| dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11351 | - |
| dc.description.resumo | A internacionalização é um dos critérios adotados pela (CAPES) na avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs). Investimentos tem sido feito por parte do (MEC/INEP) para fomentar a internacionalização da educação superior brasileira com a intenção de aumentar o engajamento das (IES) e de seus Programas de Pós -Graduação (PPGs) no contexto global da comunidade científica internacional. Nesse contexto, a Língua Inglesa desponta como ferramenta potencializadora da comunicação científica e das relações internacionais, também reconhecida como uma habilidade linguística do século 21 necessária para a participação global. Esta pesquisa teve por objetivo compreender a Língua Inglesa como requisito para a internacionalização dos dois programas de pós - graduação instalados no IEAA/UFAM. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa e com característica descritiva. Utilizou-se das seguintes técnicas de coleta de dados: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Ao que se refere ao procedimento de análise de dados, a análise de conteúdo serviu para a definição das categorias analíticas da produção científica em pesquisas produzidas no Brasil entre 2019 e 2024. Para a parte documental, utilizou-se o checklist com perguntas de verificação para análise do PDI e dos Planejamentos Estratégicos dos PPGs. Os resultados da pesquisa bibliográfica evidenciaram dois modelos teóricos que algumas IES brasileiras de excelência acadêmica internacional vêm utilizando para além das estratégias de mobilidade acadêmica, a fim de fazer avançar a sua política de internacionalização, como, o modelo de Internacionalização Abrangente – Comprehensive Internationalization e o modelo da Internacionalização em Casa – Intenationalization at Home. O modelo de Internacionalização em Casa (IaH) tem sido indicado como uma tendência atual para potencializar a internacionalização das IES e evidencia o uso do Inglês como Meio de Instrução – EMI. Os autores reconhecem o inglês como língua franca e ferramenta linguística de internacionalização. Os resultados da pesquisa documental demonstraram que as estratégias previstas no PDI e nos Planejamentos Estratégicos acompanham a tendência da internacionalização abrangente parcialmente em algumas áreas-alvo e necessitam avançar nas áreas que se constatou lacunas para que ocorra um alinhamento com os indicadores de avaliação da CAPES que se baseiam nesse modelo. Constatou -se ainda, que as estratégias adotadas pelos Programas seguem a mesma linha do PDI com foco na mobilidade acadêmica, nos acordos de cooperação, parcerias e nas publicações de trabalhos científicos em revistas internacionais.Em contrapartida, há pouco investimento na capacitação de docentes e na oferta de cursos/disciplinas em línguas estrangeiras, especialmente a língua inglesa, situação limitante para os avanços do processo de uma internacionalização abrangente e da internacionalização em casa. Por fim, considerando que a universidade investigada possui somente um curso de pós-graduação stricto sensu com nota 6 e os Programas pesquisados apresentaram conceitos 3 e 4 respectivamente na última avaliação quadrienal 2021 da CAPES, buscar implementar outras estratégias baseadas no modelo da internacionalização em casa pode contribuir para elevar as notas e a qualidade internacional dos PPGs. | eng |
| dc.description.abstract | Internationalization is one of the criteria adopted by (CAPES) in the evaluation of Postgraduate Programs (PPGs). Investments have been made by (MEC/INEP) to promote the internationalization of Brazilian higher education with the intention of increasing the engagement of (HEIs) and their Postgraduate Programs (PPGs) in the global context of the international scientific community. In this context, the English language emerges as a tool that enhances scientific communication and international relations, also recognized as a 21st century linguistic skill necessary for global participation. This research aimed to understand the English language as a requirement for the internationalization of the two postgraduate programs installed at IEAA/UFAM. To this end, research was carried out with a qualitative approach and descriptive characteristics. The following data collection techniques were used: bibliographic research and documentary research. Regarding the data analysis procedure, content analysis served to define the analytical categories of scientific production in research produced in Brazil between 2019 and 2024. For the documentary part, the checklist with verification questions was used to analyze the PDI and the Strategic Planning of the PPGs. The results of the bibliographical research highlighted two theoretical models that some Brazilian HEIs of international academic excellence have been using, in addition to academic mobility strategies, in order to advance their internationalization policy, such as the Comprehensive Internationalization model and the Internationalization at Home model. The Internationalization at Home (IaH) model has been indicated as a current trend to enhance the internationalization of HEIs and highlights the use of English as a Medium of Instruction – EMI. The authors recognize English as a lingua franca and a linguistic tool for internationalization. The results of the documentary research demonstrated that the strategies foreseen in the PDI and in the Strategic Planning follow the trend of comprehensive internationalization partially in some target areas and need to advance in the areas where gaps were found so that alignment can occur with the CAPES evaluation indicators that are based on this model. It was also found that the strategies adopted by the Programs follow the same line as the PDI with a focus on academic mobility, cooperation agreements, partnerships and publications of scientific works in international journals. On the other hand, there is little investment in training teachers and offering courses/subjects in foreign languages, especially English, a limiting situation for progress in the process of comprehensive internationalization and internationalization at home. Finally, considering that the university investigated has only one stricto sensu postgraduate course with a grade of 6 and the Programs researched presented grades 3 and 4 respectively in the last CAPES quadrennial 2021 evaluation, seeking to implement other strategies based on the internationalization model at home can contribute to raising grades and the international quality of PPGs. | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/89951/DISS_JoelLuisMoco_PPGECH.pdf.jpg | * |
| dc.language | por | eng |
| dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá | eng |
| dc.publisher.country | Brasil | eng |
| dc.publisher.initials | UFAM | eng |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades | eng |
| dc.rights | Acesso Aberto | - |
| dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | eng |
| dc.title | A Língua Inglesa como requisito para a internacionalização dos dois Programas De Pós-Graduação instalados no IEAA/UFAM | eng |
| dc.title.alternative | The English Language as a requirement for the internationalization of the two Postgraduate Programs installed at IEAA/UFAM | eng |
| dc.type | Dissertação | eng |
| dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0003-0006-7654 | eng |
| dc.subject.user | Língua Inglesa | por |
| dc.subject.user | Internacionalização | por |
| dc.subject.user | Pós-Graduação | por |
| dc.subject.user | Internacionalização Abrangente | por |
| dc.subject.user | Internacionalização em Casa | por |
| Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| DISS_JoelLuisMoco_PPGECH.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

