???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10838
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A formação inicial de professores e o desenvolvimento do processo cognitivo da linguagem no estágio de docência no contexto da Licenciatura em Matemática da UFRR
???metadata.dc.creator???: Costa, Maria Leogete Joca de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ghedin, Evandro
First advisor-co: Santos, Edlauva Oliveira dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pimenta, Selma Garrido
???metadata.dc.contributor.referee2???: Borba, Valquíria Claudete Machado
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee4???: Silva, Fabricio Valentim da
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de estudo desta pesquisa foi o estágio de docência na formação inicial de professores e o processo cognitivo da linguagem, cuja problematização se norteia pela seguinte indagação: quais são as contribuições do processo cognitivo da linguagem para a formação inicial de professores durante o estágio de docência no contexto da Licenciatura em Matemática da UFRR? A pesquisa é de natureza qualitativa, ancorada na perspectiva da hermenêutica crítica de Paul Ricoeur, com a utilização dos seguintes instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionários semiabertos on-line, entrevistas on-line e presenciais. O objetivo geral foi analisar como o processo cognitivo da linguagem contribui para a formação inicial de professores no estágio de docência no curso de Licenciatura em Matemática da UFRR. Os objetivos específicos foram: apropriar-se dos conceitos de Estágio, Formação Inicial de Professor, Linguagem e Cognição, visando compreender as aproximações e distanciamentos existentes; verificar e analisar a estrutura do estágio curricular de docência no PPC do curso de Licenciatura em Matemática e no PPP do CAp; evidenciar se e como o processo cognitivo da linguagem comparece na formação inicial de professores no estágio curricular de docência no contexto da Licenciatura em Matemática; e correlacionar os aspectos uniformes e discrepantes da formação inicial e do estágio curricular, que dão sentido à docência, pelos elementos do processo cognitivo da linguagem. A Universidade Federal de Roraima, tendo como lócus principal o Colégio de Aplicação (CAp) – o laboratório de práticas docentes de todas as licenciaturas –, serviu de base para este estudo. A pesquisa reafirma a validação da tese de que o processo cognitivo da linguagem contribui para a formação inicial dos professores durante o estágio de docência na Licenciatura em Matemática da UFRR. Essa afirmação é firmemente sustentada pelas evidências coletadas e pelas análises teóricas detalhadas realizadas ao longo da investigação. Nossa análise revelou que, embora o estágio seja um componente vital na formação de professores na UFRR, há desafios significativos que precisam ser enfrentados. A apatia dos estagiários, a necessidade de uma supervisão qualificada e a importância da reflexão crítica e da comunicação eficaz são aspectos que devem ser considerados para que o estágio cumpra seu papel formativo de maneira significativa e transformadora. A construção de uma identidade docente sólida e a superação das barreiras comunicativas são fundamentais para a formação de professores mais conscientes de seu papel social e educacional.
Abstract: The object of study of this research was the teaching internship in initial teacher training and the cognitive process of language, whose problematization is guided by the following question: what are the contributions of the cognitive process of language to the initial training of teachers during the teaching internship in the context of the Mathematics Degree at UFRR? The research is of a qualitative nature, anchored in the perspective of Paul Ricoeur's critical hermeneutics, with the use of the following data collection instruments: documentary analysis, semi-open online questionnaires, online and face-to-face interviews. The general objective was to analyze how the cognitive process of language contributes to the initial training of teachers in the teaching internship in the Mathematics Degree course at UFRR. The specific objectives were: to appropriate the concepts of Internship, Initial Teacher Training, Language and Cognition, aiming to understand the existing approximations and distances; to verify and analyze the structure of the teaching internship in the PPC of the Mathematics Degree course and in the PPP of the CAp; to demonstrate whether and how the cognitive process of language appears in the initial training of teachers in the teaching internship in the context of the Mathematics Degree; and to correlate the uniform and discrepant aspects of the initial training and the curricular internship, which give meaning to teaching, through the elements of the cognitive process of language. The Federal University of Roraima, with the Colégio de Aplicação (CAp) as its main locus – the teaching practices laboratory for all undergraduate courses –, served as the basis for this study. The research reaffirms the validation of the thesis that the cognitive process of language contributes to the initial training of teachers during the teaching internship in the Mathematics Degree course at UFRR. This statement is firmly supported by the evidence collected and the detailed theoretical analyses carried out throughout the investigation. Our analysis revealed that, although the internship is a vital component in teacher training at UFRR, there are significant challenges that need to be addressed. The apathy of interns, the need for qualified supervision, and the importance of critical reflection and effective communication are aspects that must be considered so that the internship fulfills its formative role in a meaningful and transformative way. Building a solid teaching identity and overcoming communication barriers are fundamental to training teachers who are more aware of their social and educational role.
Keywords: Professores de matemática - Formação
Professor - Estudo e ensino (Estágio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Estágio de docência
Formação inicial de professores
Processo cognitivo da linguagem
Licenciatura em Matemática
UFRR
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: COSTA, Maria Leogete Joca da. A formação inicial de professores e o desenvolvimento do processo cognitivo da linguagem no estágio de docência no contexto da Licenciatura em Matemática da UFRR. 2024. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10838
Issue Date: 17-Dec-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_MariaLeogeteCosta_PPGE.pdf2.94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.