???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2827
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A evolução tecnológica do polo de eletroeletrônicos do Distrito Industrial de Manaus e seu impacto no segmento das empresas produtoras de plásticos: um estudo de caso
???metadata.dc.creator???: Santos Filho, Olavo dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Campos, Antônio Jorge Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Com esta pesquisa buscou-se analisar o risco de sobrevivência e continuidade dos negócios para empresas do setor de Indústria de Injeção Plástica no PIM, quando os seus clientes, empresas do segmento de eletroeletrônicos também do PIM, lançam no mercado uma nova tecnologia, representando redução de utilização da matéria-prima (resina) na produção. O trabalho de pesquisa foi delimitado ao estudo de caso de uma empresa do ramo de Injeção Plástica no PIM, a qual foi denominada EIPLAM, e teve como objetivo analisar como a evolução tecnológica na área de televisores no PIM afetou a gestão dos custos. Ressalta-se que as tecnologias analisadas foram CRT (Tubos de Raios Catódicos) e LCD (Display de Cristal Líquido) e, teve como objeto de estudo o custo unitário do gabinete frontal de um televisor de vinte e nove polegadas na tecnologia CRT e do similar de trinta e duas polegadas na tecnologia LCD, dos quais foram descritos seus respectivos métodos de processo de produção. Além disso, foi descrito como ocorreu a gestão dos custos no período de 2007 a 2010, bem como as mudanças tecnológicas no referido período. Em termos metodológicos o estudo baseou-se em estudo de caso e, os dados quanto aos fins foram coletados na empresa estudada, organizados e descritos juntamente com informações contidas nas planilhas de custos disponibilizadas, caracterizando-as quanto aos meios, como de campo e documental. Foi descrito como aconteceu o processo de produção, detalhando como ocorreu a gestão dos custos no período estudado e, também foi comparada a gestão dos custos nas duas tecnologias, analisando o impacto na empresa. A conclusão é de que a mudança tecnológica afetou a gestão dos custos da EIPLAM, que utilizou como alternativa de manutenção do negócio e da estrutura de produção, ajustes na apuração dos custos e do Mark-up, este por não ter seus dados disponibilizados pela empresa estudada, por sua estratégia, fica indicado para futuro estudo sobre esta ferramenta de formação de preço baseada nos custos.
Keywords: Nova tecnologia
Eletroeletrônicos
Injeção plástica
Gestão de custos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: ADMINISTRAÇÃO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Estudos Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Contabilidade e Controladoria
Citation: SANTOS FILHO, Olavo dos. A evolução tecnológica do polo de eletroeletrônicos do Distrito Industrial de Manaus e seu impacto no segmento das empresas produtoras de plásticos: um estudo de caso. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade e Controladoria) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2827
Issue Date: 25-Nov-2011
Appears in Collections:Mestrado em Contabilidade e Controladoria

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLAVO DOS SANTOS FILHO.pdfDissertação3.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.