Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2858
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise dos processos dialógicos entre adolescentes multiplicadores em educação sexual
Autor: Rodrigues, Michelle de Albuquerque 
Primeiro orientador: Silva, Iolete Ribeiro da
Resumo: Este trabalho visou a investigar os processos dialógicos entre multiplicadores em educação sexual. Esta, que consistiu em uma pesquisa-ação, foi realizada em uma escola pública de ensino médio em Manaus, e teve como objetivo geral analisar os processos dialógicos entre adolescentes multiplicadores no desenvolvimento das intervenções preventivo-educativas em educação sexual. Teve os seguintes objetivos específicos: elaborar de forma dialógica intervenções em educação sexual; aplicar dialogicamente, as intervenções planejadas com os multiplicadores, junto aos demais estudantes da escola; e avaliar a atuação dos multiplicadores na aplicação dialógica destas intervenções. As contribuições de Freire e Bakhtin permitiram analisar os processos dialógicos enquanto elementos indispensáveis à transformação da realidade político-pedagógica, e delinear de que forma os adolescentes podem concretizar ações multiplicadoras em sexualidade. O material analisado resultou de gravações em áudio e de observações de campo durante intervenções grupais. Os resultados indicaram aspectos necessários para a formação de educadores em sexualidade: a crítica sobre as políticas públicas em sexualidade e sobre o histórico do estudo do tema na instituição, a definição dos fatores necessários para se sentir um multiplicador, a identificação dos aspectos ideológicos envolvidos na função de multiplicar estes conhecimentos, a relação pedagógica entre alunos e coordenadores do grupo, a integração constante entre teoria e prática, dentre outros. Concluímos que na fala dos próprios multiplicadores podemos encontrar os meios para conduzir a formação educacional entre pares, e que uma educação sexual compromissada com os anseios dos jovens acontecerá, por conseguinte, na concretização de uma contínua dialogia com estes.
Abstract: This research aimed to investigate the dialogical processes among multipliers in sexual education. This, wich consisted of a research-action , it was realized in a public high school in Manaus, and aimed at analyzing the dialogical processes among multipliers adolescents in the development of preventive and educational interventions in sexual education. It had the following objectives: to prepare interventions in sexual education with dialogic way; to apply dialogically, interventions planned with multipliers, together with other school students; and to evaluate the performance of the multipliers in the dialogical implementation of these interventions. The contributions of Freire and Bakhtin to analyze the dialogic processes since these are vital to the transformation of political and educational reality, and outline how adolescents can achieve multiplicative actions on sexuality. The analyzed material was the result of audio recordings and field observations during group interventions. The results indicated aspects needed to train educators on sexuality: the criticism of public policies on sexuality and about the history of the subject study in the institution, the definition of the factors needed to feel a multiplier, the identification of the ideological aspects involved in the function to multiply this knowledge, pedagogical relationship between students and coordinators group, the ongoing integration of theory and practice, among others. We conclude that the speech of their own multipliers we find the means to conduct peer education training, and that sexual education committed to the aspirations of young people takes place, therefore, in achieving a continuous dialogue with them.
Palavras-chave: Processos dialógicos
Multiplicadores
Educação sexual
Dialogical processes
Multipliers
Sexual education
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citação: RODRIGUES, Michelle de Albuquerque. Análise dos processos dialógicos entre adolescentes multiplicadores em educação sexual. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2858
Data de defesa: 4-Out-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELLE DE ALBUQUERQUE RODRIGUES.pdfDissertação797,99 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.