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dc.creatorSouza, Kalinda Félix de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3403905529040190por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, José Exequiel Basini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521382192383104por
dc.date.available2015-04-10-
dc.date.issued2011-09-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Kalinda Félix de. Regimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawé. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2882-
dc.description.resumoA dissertação objetiva uma análise etnográfica sobre os Regimes e Transformações Cosmológicas da Pajelança Sateré-Mawé . A pesquisa foi pensada a partir de uma reflexão sobre as mudanças nos modos de proceder a cura, evidenciada nas práticas dos pajés e membros das comunidades indígenas Sateré-Mawé. Falantes do tronco lingüístico Tupi, segundo Curt Nimuendaju (1948) a língua Sateré-Mawé desde o século XVIII vem incorporando numerosas palavras da língua geral. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2009 e 2010 em Manaus nas aldeias Y apyrehyt (terceira luva da Tucandeira) e Waikiru (estrela) localizadas no bairro da Redenção, conjunto Santos Dumont, no Tarumã-Açu nas aldeias Hiwy (Gavião) e Inhaã-beé (chocalho do joelho) e, no município de Iranduba/Am na aldeia Sahu-Apé (casco de tatu) localizada na Estrada Manoel Urbano, Km 37. Identificou-se um total de 42 famílias Sateré-Mawé nas aldeias percorridas. A maioria depende economicamente da venda e produção do artesanato, o qual envolve adultos, jovens, crianças de ambos os sexos. Os Sateré-Mawé são conhecidos como os filhos do guaraná , devido seus ancestrais terem domesticado a Cupana sorbilis guaraná (waranã na língua materna). Na pesquisa de campo encontramos vários especialistas como pajés, benzedores(as), feiticeiros, essas denominações partem dos próprios interlocutores e indicam a constante presença de pajelança entre os Sateré-Mawé, mesmo sem a presença desses especialistas. Partindo do principio da cosmologia encontramos a origem dessa ciência, como por exemplo, o conhecimento de plantas medicinais para curar e prevenir doenças, as rezas , a obediência a certas regras de comportamento social. Segundo os Sateré-Mawé poderá surgir entre eles um(a) pajé, que através de sonhos consegue prever o futuro e tragédias na aldeia, isto ocorre pela aproximação de espíritos curandeiros , que ensinam através de sonhos, as curas para doenças, e avisam de certos acontecimentos que poderiam vir a prejudicar a vida na aldeia. Portanto, podemos dizer preliminarmente que o que determina a ação de pajelança é um regime de cura, que entrelaça regras, comportamentos, normas a serem seguidas. O curar , enfeitiçar , benzer , estão repletos de intenções em que o poder envolve o contato com seres imateriais invisíveis , espíritos , e com os humanos. As práticas de pajelança fazem parte do mundo do indígena e não indígena que de alguma forma está inserido na cosmologia que vem se transformando nas práticas cotidianas. As razões para buscar a cura por meio participativo demonstra que o regime de cura procura o estabelecimento e equilíbrio da saúde, propósito principal dos Sateré-Mawé e não índios.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10349/Kalinda.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentMuseu Amazônicopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSateré-Mawépor
dc.subjectPajelançapor
dc.subjectCurapor
dc.subjectRegimespor
dc.subjectTransformaçõespor
dc.subjectSateré-Mawéeng
dc.subjectShamanismeng
dc.subjectHealingeng
dc.subjectSchemeseng
dc.subjectTransformationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIApor
dc.titleRegimes e transformações cosmológicas da pajelança Sateré-Mawépor
dc.typeDissertaçãopor
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