???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software
Other Titles: Pabc-pattern: a strategy to codify lessons learned in software organizations
???metadata.dc.creator???: Rabelo, Jacilane de Holanda 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Conte, Tayana Uchôa
First advisor-co: Souza, Gleison dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O conhecimento adquirido pelos membros de uma organização de software é um dos seus ativos mais importantes. A gestão adequada deste conhecimento tornou-se uma necessidade real na indústria de desenvolvimento de software. A coleta de lições aprendidas é uma das práticas utilizadas por parte dessas organizações para gerenciar e transferir o conhecimento. Uma das abordagens para incentivar a transferência de conhecimento é a codificação. A codificação do conhecimento pode facilitar o registro das lições aprendidas para sua consulta posterior. O objetivo desta pesquisa de mestrado é elaborar uma estratégia para facilitar a codificação das lições aprendidas em organizações de software, de modo a incentivar esta prática. A estratégia foi nomeada PABC-Pattern. Foram realizados três estudos: o primeiro comparou a abordagem inicialmente chamada ABC-Pattern com outra abordagem visual, o Mapa Mental; o segundo comparou a abordagem ABC-Pattern com a estrutura de codificação apoiada pela ferramenta ACKNOWLEDGE. Os resultados do primeiro estudo indicaram que os participantes tinham uma preferência em utilizar a abordagem ABC-Pattern, devido à sua facilidade de uso e utilidade. Foram identificadas algumas das razões para essa preferência: a) mais detalhes de codificação; b) uma descrição mais detalhada do cenário do conhecimento, que é mais esclarecedora, c) a possibilidade de adquirir mais informações com menos esforço, e d) a possibilidade de descrever tanto o problema e a solução. A principal contribuição do segundo estudo foram as sugestões de melhoria para ABC-Pattern que possibilitaram uma evolução da estratégia. A segunda versão da estratégia foi chamada de PABC-Pattern e foi avaliada experimentalmente através de um terceiro estudo, dessa vez de observação, com profissionais da área de Tecnologia da Informação. Os resultados possibilitaram apontar que PABC-Pattern teve uma boa aceitação como abordagem para codificar e compartilhar o conhecimento e que os profissionais da indústria recomendariam sua utilização na empresa em que trabalham.
Abstract: The knowledge acquired by the members of a software organization is one of its most important assets. Therefore, the proper management of this knowledge has become a real need in the software development industry. The capture of lessons learned has become a practice developed by some of these organizations in order to manage and transfer knowledge. One of the most common approaches to encourage knowledge transfer is codification. Knowledge codification can facilitate the storage of lessons learned for a future usage. This MA research aims at elaborating a strategy to facilitate the codification of lessons learned in software organizations, consequently promoting this practice. The strategy was denominated PABC-Pattern, and three studies were developed: the first compared the approach initially called ABC-Pattern with another visual approach the Mind Map; the second compared the ABC-Pattern with the codification structure supported by the ACKNOWLEDGE tool. Results from the first study indicated that the participants had a preference in using the ABC-Pattern approach due to its usage and utility. For this preference, it follows some of the reasons identified: a) more codification details; b) a more detailed description of the knowledge s scenario which is more clarifying; c) the possibility of acquiring more information with less effort; and d) the possibility of describing both the problem and solution. The main contribution for the second study were the improvement suggestions for the ABC-Pattern, in which enabled an evolution of the strategy. The second version of the strategy was denominated PABC-Pattern and was experimentally evaluated by a third study, in an observational study, with the help of the Technology Information professionals. The results showed that PABC-Pattern found good acceptance as an approach to codify and share knowledge, and also that industry professionals would recommend its usage where they work
Keywords: Gerência do conhecimento
Ativo de conhecimento
Codificação do conhecimento
Lição aprendida
Estudo qualitativo
Knowledge management
Knowledge asset
Knowledge codification
Lesson learned
Qualitative study
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: RABELO, Jacilane de Holanda. Pabc-pattern: uma estratégia para codificar lições aprendidas em organizações de software. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2929
Issue Date: 19-Feb-2013
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Jacilane de Holanda Rabelo.pdfDissertação - Jacilane de Holanda Rabelo.pdf4.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.