???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3146
Tipo do documento: Tese
Título: Algoritmos baseados em padrões de blocos e múltiplos dicionários para compressão de código em sistemas embarcados.
Autor: Dias, Wanderson Roger Azevedo
Primeiro orientador: Moreno Ordonez, Edward David
Resumo: As atuais aplicações embarcadas têm exigido cada vez mais dos sistemas embarcados que por sua vez apresentam inúmeras limitações físicas e de recursos computacionais, sendo a memória um dos recursos mais críticos, devido a sua capacidade de armazenamento ser limitada de acordo com sua área ocupada no sistema. Assim justifica-se o esforço para otimizar o seu uso. Pesquisas têm mostrado que as técnicas de compressão de código servem como uma alternativa para resolver alguns problemas como: espaço, desempenho e consumo de energia nos sistemas embarcados. Esta tese trata da compressão de código dos programas para execução em sistemas embarcados baseados em processadores RISC. Na tese mostra-se que a utilização dos quatro novos métodos propostos e desenvolvidos neste trabalho (CPBARM, HDPB, CCHPB e CC-MLD) resulta em boas taxas de compressão. Implementações eficientes e simples do hardware descompressor também são apresentados. Além disto, um novo tipo de dicionário dividido em níveis também é introduzido por esta tese. O paradigma aplicado por esse novo dicionário consiste em armazenar instruções unitárias e padrões de blocos encontrados no código dos programas ao mesmo tempo e por isto é chamado de Dicionário Multi-Nível. Nas simulações realizadas com os métodos desenvolvidos nesta tese usaram-se alguns programas do benchmark MiBench. As taxas de compressão média obtidas nos métodos variaram de 24,2% a 32%. Assim, os algoritmos propostos oferecem uma melhor exploração da tríade compressão-desempenho-consumo.
Palavras-chave: Sistemas embarcados
Instrução unitária
Padrão de bloco
Dicionário multi-nível
Embedded systems
Code compression
Unitary instruction
Pattern block
Multi-level dictionary
Compressão de código
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Computação
Programa: Programa de Pós-graduação em Informática
Citação: Dias, Wanderson Roger Azevedo. Algoritmos baseados em padrões de blocos e múltiplos dicionários para compressão de código em sistemas embarcados. 2013. 173 f. Tese (Doutorado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3146
Data de defesa: 5-Jul-2013
Appears in Collections:Doutorado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDERSON ROGER AZEVEDO DIAS.pdfTese2,44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.