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dc.creatorSantos, Mariana Moraes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2365994697240468por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2006-09-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Mariana Moraes dos. Letramento, surdez e identidade. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3166-
dc.description.resumoDiante do avanço tecnológico e das inúmeras mudanças sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade, nas últimas décadas a leitura e a escrita assumem um papel importante para estabelecer relações, para o tr abalho, para a conquista de espaços e para uma participação social efetiva, pois somos constantemente desafiados a usar a leitura e a escrita no nosso cotidiano. Diante da na nossa sociedade volátil e excludente que exige um grau de letramento progressivo, o surdo e outras minorias encontram-se excluídas, portanto a pesquisa Letramento, surdez e identidade , considera que vivemos em uma sociedade letrada, e que o sujeito surdo em conseqüência das representações construídas sobre a surdez, como doença, sofre em conseqüência dos estigmas e conceitos criados. A Educação dos surdos está marcada pela ideologia da normalização, modelo no qual a escola emprega seus esforços em tornar o surdo normal, priorizando a fala um modelo clínico terapêutico, valorizando a l íngua oral da comunidade majoritária em detrimento da língua de sinais, língua natural da pessoa surda. O letramento pautado no respeito lingüístico, gera na comunidade surda a oportunidade de fortalecer sua identidade, escrever sua história, reivindicar s eus direitos, participar da sociedade de forma ativa. Entendemos que o letramento escolar pautado no respeito lingüístico é fundamental para o surdo, pois através dele o surdo se apropriará de conhecimentos socialmente construídos, possibilitando a superaç ão dos vários entraves que o surdo usuário da LIBRAS (língua brasileira de sinais), enfrenta no seu processo de escolarização, possibilitando aos mesmos, acesso ao meio acadêmico e ao trabalho.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7524/Mariana%20Moraes%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectLetramentoeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectIdentityeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleLetramento, surdez e identidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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