???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3166
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Mariana Moraes dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2365994697240468 | por |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo | - |
dc.date.available | 2015-04-08 | - |
dc.date.issued | 2006-09-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mariana Moraes dos. Letramento, surdez e identidade. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3166 | - |
dc.description.resumo | Diante do avanço tecnológico e das inúmeras mudanças sociais, políticas e econômicas da nossa sociedade, nas últimas décadas a leitura e a escrita assumem um papel importante para estabelecer relações, para o tr abalho, para a conquista de espaços e para uma participação social efetiva, pois somos constantemente desafiados a usar a leitura e a escrita no nosso cotidiano. Diante da na nossa sociedade volátil e excludente que exige um grau de letramento progressivo, o surdo e outras minorias encontram-se excluídas, portanto a pesquisa Letramento, surdez e identidade , considera que vivemos em uma sociedade letrada, e que o sujeito surdo em conseqüência das representações construídas sobre a surdez, como doença, sofre em conseqüência dos estigmas e conceitos criados. A Educação dos surdos está marcada pela ideologia da normalização, modelo no qual a escola emprega seus esforços em tornar o surdo normal, priorizando a fala um modelo clínico terapêutico, valorizando a l íngua oral da comunidade majoritária em detrimento da língua de sinais, língua natural da pessoa surda. O letramento pautado no respeito lingüístico, gera na comunidade surda a oportunidade de fortalecer sua identidade, escrever sua história, reivindicar s eus direitos, participar da sociedade de forma ativa. Entendemos que o letramento escolar pautado no respeito lingüístico é fundamental para o surdo, pois através dele o surdo se apropriará de conhecimentos socialmente construídos, possibilitando a superaç ão dos vários entraves que o surdo usuário da LIBRAS (língua brasileira de sinais), enfrenta no seu processo de escolarização, possibilitando aos mesmos, acesso ao meio acadêmico e ao trabalho. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/7524/Mariana%20Moraes%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Identidade | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Letramento | eng |
dc.subject | Deafness | eng |
dc.subject | Identity | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Letramento, surdez e identidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Mariana Moraes dos Santos.pdf | 415.27 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.