???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3171
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVeloso, Rita Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3717647379937960por
dc.contributor.advisor1Lima, Antonia Silva de-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2007-09-25-
dc.identifier.citationVELOSO, Rita Fonseca. Desafios e possibilidades do ensino da gramática na prática das professoras alfabetizadoras. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3171-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções de língua, linguagem e gramática das professoras alfabetizadoras, e as implicações dessas concepções no processo de alfabetização. A partir do entendimento de que para cada concepção de linguagem há uma c oncepção de gramática e, portanto, de ensino, analisamos o depoimento de 5 professoras do 3º ano do 1º ciclo e de 25 alunos em uma escola municipal, na periferia de Manaus. Observamos as práticas desenvolvidas nas salas de aula e ainda analisamos o currícu lo de Língua Portuguesa contido na Proposta Pedagógica de Ciclos em Formação Humana da SEMED de Manaus. Concluímos que as professoras reconhecem somente a língua e a gramática do padrão culto. Algumas crianças se mostraram entediadas com o ensino da língua materna. A proposta de Língua Portuguesa nomeou o texto como elemento aglutinador dos conhecimentos lingüísticos presentes no ler e escrever, mas cometeu algumas distorções ao priorizar regras da gramática tradicional como competências a serem alcançadas pelos alunos.por
dc.description.abstractThis research objective was to analyze the language conception s, such as language as itself and grammar related to the literacy teachers and the impli cations in the concept of the literacy process. From the point that we understand that for each literacy conception there is a grammar conception, as a consequence, a learning process, we analyze five teachers deposition and 25 students deposition from the 3rd year of the 1st cycle in a Municipal School on Manaus suburbs. We observe the practices developed in the teaching rooms and we analyze the Portuguese Language curricular grade, inside the Peda gogical Cycle Proposal of Human Degree of Manaus SEMED. We conclude that the teachers only recognize the language as itself and the Grammar as a learned standard. Some students said they feel bored with their mother language. The Pedagogical Cycle Proposal nominated the text as an agglutination element of the linguistics knowledge, presents on read and write actions but made some distortions on prioritize the traditional grammar rules as a competency to be achieved by the students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7525/Rita%20Fonseca%20Veloso.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLínguapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectGrammareng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleDesafios e possibilidades do ensino da gramática na prática das professoras alfabetizadoraspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rita Fonseca Veloso.pdf886.74 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.