???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3172
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Trabalho e Educação: um olhar sobre a educação de jovens e adultos e a relação com o mundo do trabalho
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Maria Sônia Souza de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Selma Suely Baçal de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo analisar a relação trabalho e educação na educação de jovens e adultos a partir das transformações no mundo do trabalho e as implicações destas transformações para a EJA, bem como as perspectivas criadas pelo jovem com relação ao ingresso no mundo do trabalho. Considerando a ampliação de debates em torno da educação de jovens e adultos com relação à sua configuração, ao mesmo tempo em que se circunscreve a ótica da empregabilidade; como conseqüência a EJA fica à mercê de uma diversidade de propostas e projetos que não atende a pluralidade e nem a necessidade dos jovens, uma vez que estes compõem mais de um terço, atualmente , da população brasileira. Nesta perspectiva, a pesquisa investiga as possibilidades de inserção do jovem da EJA no mundo do trabalho, considerando o perfil do jovem da periferia de Manaus, suas hist órias de vidas e escolares que delimitam os caminhos de acesso às exigências atuais do mundo de trabalho. Dessas condições, a EJA assume na vida desses jovens uma importânci a capital, uma vez que aparece como uma segunda oportunidade para a melhoria de vida. Trata-se de um estudo que visa apreender a real existência da Educação de jovens e adultos na atual conjuntura econômica partindo de determinações engendradas pelo proces so produtivo e as implicações para os jovens das periferias.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo analizar la relación trabajo y educación en la educación de jóvenes y adultos a partir de las transformaciones en el mundo del trabajo y las implicaciones de estas transformaciones para la EJA, bien como las perspectivas creadas por el joven con ralación al ingreso en el mundo del trabajo. Considerando la ampliación de debates em torno de la educación de jóvenes y adultos con relación a su configuración, al mismo tiempo, que se circunscribe bajo una óptica de empregabilida d; como consecuencia la EJA queda a disposición de una universidad de propuestas y pro yectos que no atienden a la pluralidad ni a necesidad de los jóvenes, una vez que estos componen mas de u n tercio, actualmente de la problación brasilera. En esta perspectiva la pesquisa investiga l as posibilidades de inserción del joven de la EJA en el mundo del trabajo, considerando el perfil del joven de la periferia de Manaus, sus historias de vida y escolares que delimitan los caminos de acceso a l as exigencias actuales del mundo del trabajo. En esas condiciones, la EJA asume em la vida de esos jóvenes una importancia capital una vez que aparece como una segunda oportunidad para la mejoría de su calidad de vida. Se trata de u n estudio que busca aprender la real existencia de la Educación de jóvenes y adultos e n el actual marco enconómico partiendo de l as determinaciones creadas por el preceso productivo y las implicaciones para los jóvenes de l as periferias.
Keywords: Educação
EJA
Trabalho
Jovens
Educación
EJA
Trabajo
Jóvenes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Maria Sônia Souza de. Trabalho e Educação: um olhar sobre a educação de jovens e adultos e a relação com o mundo do trabalho. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3172
Issue Date: 7-Feb-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Sonia Souza de Oliveira.pdf689.8 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.