???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3177
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas
Autor: Frantz, Sonia Rejane de Senna 
Primeiro orientador: Lopes Neto, David
Primeiro coorientador: Silva, Nair Chase da
Resumo: O avanço na geração de novos conhecimentos evidencia a necessidade de profissionais especializados nas diferentes áreas de conhecimento, entre elas a área da saúde, a qual é afetada pelo crescimento e pela complexidade das especialidades e das tecnologias utilizadas. Na enfermagem observou-se o surgimento de diferentes especialidades, entre elas, a hemoterapia. Diante desse novo cenário, surgiu a necessidade de formar profissionais com conhecimento e como são as instituições de ensino superior os responsáveis pela formação dos profissionais para o mercado de trabalho, acredita-se que os assuntos de hemoterapia estejam sendo abordados durante o curso de graduação em Enfermagem, com o objetivo de preparar o futuro profissional para o mercado de trabalho. Objetivo: Analisar a ocorrência do ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Estado do Amazonas. Metodologia: Tratou-se de um estudo com abordagem qualitativa, com triangulação de fontes, do tipo estudo de caso múltiplo, que foi desenvolvido em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas do Estado do Amazonas, que possuiam Curso de Graduação em Enfermagem reconhecidos pelo Ministério da Educação. Foi realizada uma pesquisa documental em Projetos Pedagógicos dos cursos de Graduação em Enfermagem e Planos de Ensino com o objetivo de identificar as disciplinas que abordam a hemoterapia em seus conteúdos, após foi aplicado um questionário aos docentes e um teste de verificação de aprendizagem aos alunos concluintes dos cursos de graduação em Enfermagem das instituições pesquisadas. Para a análise, as respostas das questões fechadas foram tratadas estatisticamente, utilizando-se a estatística descritiva em termos de freqüência simples e percentual. As respostas as questões abertas foram analisadas tomando como base o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados e Discussão: A união das etapas analíticas, relacionada às variáveis quantitativas e qualitativas permitiu identificar que não existe disciplinas de Enfermagem em Hemoterapia, apenas alguns conteúdos inseridos nas disciplinas destinadas ao cuidado do adulto, ministradas por professores especialistas e sem capacitação em hemoterapia. As respostas do questionário aplicado aos alunos evidenciou a falta de conhecimento que estes apresentam em relação a esta temática. Conclusão: O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem ainda é incipiente, os conteúdos abordados nos cursos de graduação são insuficientes para garantir a assistência de enfermagem nesse campo de atuação.
Abstract: The increase in the generation of new knowledge highlights the need for skilled professionals in different areas of knowledge, including the area of health, which is affected by growth and complexity of specialties and technologies used. In nursing we observed the emergence of different specialties, among them the hemotherapy. In this new scenario, the need arose to prepare students with knowledge and how are the higher education institutions responsible for the training of professionals for the labor market, it is believed that the issues are being addressed hemotherapy during the undergraduate Nursing, in order to prepare future professionals for the labor market. Objective: To analyze the occurrence of hemotherapy in teaching undergraduate courses in nursing in the State of Amazonas. Methodology: This was a qualitative study, with triangulation of sources, like multiple case study, which was conducted in higher education institutions, public and private Amazonas State, which possessed Undergraduate Nursing recognized by Ministry of Education. We conducted a desk research on Educational Projects courses Undergraduate Nursing Education Plans and with the objective of identifying the disciplines that address the hemotherapy on its contents after a questionnaire was administered to teachers and a verification test learning students graduating of undergraduate nursing institutions surveyed. For the analysis, the answers to the closed questions were treated statistically using descriptive statistics in terms of simple frequency and percentage. The answers to the open questions were analyzed using as basis the method of content analysis of Bardin. Results and Discussion: The union of analytical steps related to quantitative and qualitative variables identified that there Hemotherapy disciplines of Nursing, only some content inserted in the subjects intended for adult care, and taught by specialist teachers without training in hemotherapy. The questionnaire responses from students highlighted the lack of knowledge they have about this topic. Conclusion: The teaching of hemotherapy in undergraduate courses in nursing is still incipient, the content covered in undergraduate courses are insufficient to ensure that the nursing field.
Palavras-chave: Ensino
Enfermagem
Hemoterapia
Teaching
Nursing
Hemotherapy
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: FRANTZ, Sonia Rejane de Senna. O ensino da hemoterapia nos cursos de graduação em enfermagem no Amazonas. 2012. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3177
Data de defesa: 2-Oct-2012
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia Frantz.pdf959,01 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.