???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Valle Neto, Jaspe | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6838045075656360 | por |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Ana Alcídia de Araújo | - |
dc.date.available | 2015-04-08 | - |
dc.date.issued | 2013-06-27 | - |
dc.identifier.citation | VALLE NETO, Jaspe. Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico. 2013. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3186 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa se debruça sobre práticas pedagógicas dos(as) professores(as) Mura que atuam em classes de 1ª a 4ª séries1 na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na Aldeia de São Félix Autazes/Am, buscando compreendê-las à luz das propostas contidas no Projeto Político-Pedagógico Mura. A fundamentação teórica está sustentada em autores que se debruçam sobre a educação escolar indígena (D ANGELIS, 2012; FERREIRA, 2001; LUCIANO, 2011 e SILVA, 1998), identificando fases importantes de avanços e retrocessos desse cenário, analisando esse percurso com foco na valorização da cultura e da identidade indígena. A investigação é de natureza qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com uso de: observação do cotidiano da escola e das salas de aula pesquisadas; entrevistas com os professores(as) de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental; e análise de documentos. A pesquisa favorece o entendimento que o PPP-Mura foi elaborado como modelo de projeto para atender os anseios do povo Mura e que as aulas ministradas pelos(as) professores(as) investigados(as) na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina tem conseguido atender as propostas descritas no documento, constituindo valores próprios desse povo, pois percebem o espaço escolar como palco de valorização de sua cultura e fortalecimento da identidade. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/10471/jaspe%20valle.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | por |
dc.subject | Práticas docentes dos(as) Professores(as) Mura | por |
dc.subject | PPP-Mura | por |
dc.subject | Indigenous Education | eng |
dc.subject | Teaching practices of (the) Teachers (the) Mura | eng |
dc.subject | PPP-Mura | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Educação escolar indígena mura: por entre práticas docentes e o projeto político-pedagógico | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jaspe valle.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.