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dc.creatorCavalcante, Isabô Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862115243984549por
dc.contributor.advisor1Sá, Nídia Regina Limeira de-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2013-10-07-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Isabô Mendes. Entre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escola. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3193-
dc.description.resumoEsta pesquisa visou analisar os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola. Esta temática denota o significativo anseio por aprofundar o conhecimento sobre a relação existente entre educação, identidades culturais amazônicas e cultura, pois, é sabido que não há práticas pedagógicas neutras, isentas de intencionalidade, sobretudo em se tratando da influência do pensamento hegemônico, que, no geral, de maneira tácita, atua nas escolas por meio de um sistema que visa homogeneizar os saberes. De acordo com os sujeitos da pesquisa, esta problemática sociocultural está presente na escola, principalmente na prática pedagógica do/a professor/a que prioriza outros tipos de conhecimentos em detrimento das culturas regionais. Assim questionamos: de quais modos ocorrem os processos de reconhecimento das identidades culturais amazônicas por parte de estudantes na escola? A pesquisa foi desenvolvida com 13 (treze) estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede estadual, localizada na zona norte da cidade de Manaus. Para a obtenção dos dados foram realizados grupos focais, a fim de conhecer, por meio dos enunciados dos participantes, concepções, impressões, conceitos e motivações sobre a temática abordada. A pesquisa evidenciou as dificuldades que a escola tem demonstrado para integrar na dinâmica escolar as vozes silenciadas , neste caso, especificamente as vozes amazônicas silenciadas , as quais, apesar de existirem nos espaços informais e minimamente na dinâmica da sala de aula, não coexistem, na mesma grandeza, com a voz da escola . Nesse sentido a intenção é contribuir para a reflexão sobre exclusão cultural na escola, sobretudo a exclusão cultural das vozes e identidades amazônicas .por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10469/Isabo%20Mendes%20Cavalcante.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidades culturaispor
dc.subjectIdentidades Amazônicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCultural identityeng
dc.subjectAmazonian identityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleEntre Vitórias-régias, Iaras e Uirapurus: as identidades culturais amazônicas na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
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