???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3202
Tipo do documento: Dissertação
Título: Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente
Autor: Esteves, Carlos Dinelli 
Primeiro orientador: Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
Resumo: Esta dissertação tem como tema: Prática Pedagógica e Construção de identidade Sateré-Mawé. O trabalho estrutura-se a partir de uma pesquisa que focaliza elementos da cultura na sua relação com a prática pedagógica do professor. O nosso objetivo com este material é de possibilitar uma melhor re-problematização da prática pedagógica, considerando que a construção da identidade acontece na realidade sociocultural onde está inserida a escola. Dentro desta problemática compreendemos que a identidade é inerente ao tipo de sujeito que é construído no mundo através de sua cultura. Suscitar fatos reais de caráter co-existentes a partir dos mitos foi o caminho mais coerente para construirmos algumas hipóteses referentes à nossa temática de estudo. Por esse motivo, foi necessário nortearmos uma construção teórica que viesse demonstrar aspectos relacionados com a convivência do Sateré-Mawé enquanto sujeito de sua história. A pesquisa de campo consistiu em coletas de dados por meio de entrevistas com professores, alunos e comunitários. No primeiro capítulo trabalhamos os significados históricos do que vem a ser o Sateré-Mawé, a partir de suas relações interétnicas com outros grupos sociais. No segundo capítulo tratamos da prática pedagógica e sua relação com a construção identitária. Esse aspecto será abordado a partir de concepções voltadas para o cotidiano, procurando com isso compreender alguns pontos significantes da identidade no processo pedagógico Sateré-Mawé.
Abstract: This paper has as subject: Educational practice and Building of Sateré-Mawé Identity. This work was structured in a research that approaches elements of the culture in relation with teacher s educational practice. Our object with this research is to check again the problems of educational practice, considering that the building of identity happens at the cultural where the school is inserted. Inside this difficult we understand that the identity is personal of each subject that is developed in the world through his culture. To check real facts of existing character from myth was the most coherence way to develop some possibilities regarding our subject of study. So, it was necessary to create a theoretical construction which could show related aspects with Satere-Mawé living as subject of their history.The research consisted in collection of information through interviews with teachers, pupils and the people living there. We worked the history meaning of Sateré-Mawé from their relation with other groups. We also dealt the educational practice and it s relation with the building of identity which had as reference the day by day inside and outside the classroom trying with that to understand some important points of the identity in Sateré-Mawé educational process.
Palavras-chave: Cultura, Prática pedagógica e Identidade
Culture
Educational Process and Identity
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Citação: ESTEVES, Carlos Dinelli. Prática pedagógica e construção da identidade sateré-mawé: escola Wenteru - ponte entre o passado e o presente. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3202
Data de defesa: 3-Jan-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Final Carlos Dinelli.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.