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dc.creatorFerreira, Ana Gláucia Claudino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2295099669908970por
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2008-12-29-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Gláucia Claudino. Jogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digital. 2008. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3205-
dc.description.resumoEste estudo é resultado de um processo de investigação das possibilidades pedagógicas da utilização lúdica de jogos educacionais e suas implicações na construção de esquemas cognitivos como pré requisito para inclusão social e digital em ambiente virtual. O enfoque deste trabalho está centrado avaliação dos esquemas de ensino dos professores ao explorar a interface lúdica dos jogos educacionais com as crianças e adolescentes do projeto Trabalho, Tecnologia e Educação em rede de Inclusão Social e Digital, aplicando uma lista de verificação elaborada a partir da metodologia do ensaio de interação. A metodologia desenvolvida consiste na aplicação das seguintes técnicas de avaliação: observação, protocolo de registro e ensaio de interação para verificar a integração entre os jogos educacionais e os conteúdos aplicados no curso Introdução do trabalho e inclusão digital . Os resultados gerais indicam que os jogos educativos utilizados nas atividades realizadas nos infocentros possibilitam a integração facilitam o processo de aprendizagem.por
dc.description.abstractThis study is the result of an investigation of educational possibilities of the use of fun games and educational implications in the construction of cognitive schemas as prerequisite for social and digital inclusion in virtual environment. The focus of this work is centered evaluation of teaching schemes for teachers to explore the interface of fun educational games with children and adolescents in the project Work, Technology and Education in Social Inclusion Network and Digital, using a checklist developed from the methodology of the test of interaction. The developed methodology consists in applying the following techniques of evaluation: observation, recording and testing protocol of the interaction to verify the integration of the educational games and content used in the course "Introduction to work and digital inclusion." The overall results indicate that the games used in educational activities in Infocentres enable integration facilitates the learning process.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7367/DISSERTACAO-ANA%20GLAUCIA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectInclusão Social e Digitalpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectGameseng
dc.subjectDigital and Social Inclusioneng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectInteractioneng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleJogos educativos e o lúdico em rede de inclusão social e digitalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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