???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3213
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A diversidade cultural na proposta pedagógica de organização do ensino fundamental em ciclos de formação humana da secretaria municipal de educação e cultura de Manaus
???metadata.dc.creator???: Vasconcelos, Darianny Araújo dos Reis 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
???metadata.dc.description.resumo???: A escolaridade em ciclos baliza um modelo de organização escolar que supõe romper com a tradição predominante da seriação e dos pressupostos de uma educação culturalmente homogênea e, incorpora o discurso de vanguarda da democratização da escola e do ensino orientado pela pedagogia da inclusão. Nesse sentido, expressa mudanças substanciais na concepção de currículo, conhecimento e no processo ensino-aprendizagem, como também, na configuração do espaço e tempo escolares e, para além, forjam uma (re)significação da função social da escola. Com efeito, o estudo em questão teve como propósito central o de compreender de que maneira a implantação dos ciclos de formação, no ensino fundamental, contribuiu ou não para uma abordagem mais consistente acerca do reconhecimento e da valorização da diversidade cultural, portanto, das diferenças no âmbito escolar. A pesquisa é de caráter qualitativo, demandou uma investigação bibliográfica imbrincando-a à análise documental da Proposta Pedagógica de Organização do Ensino Fundamental em Ciclos de Formação Humana da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Manaus para o aprofundamento teórico-metodológico encaminhado. Partimos da suposição de que a implementação da Proposta Pedagógica dos Ciclos de Formação Humana da SEMED/Manaus, suscitou demandas alternativas para o cotidiano escolar, incluindo nestas demandas, a questão da diversidade sociocultural. Embora a organização da escola em ciclos de formação humana prescreva mudanças na estrutura tanto administrativa, pedagógica e curricular, a pesquisa demonstrou que a proposta reclama uma (re)fundamentação mais consistente acerca da questão da diversidade cultural. Entretanto, cabe uma maior preocupação em promover aberta e criticamente a análise, reflexão e a discussão da proposta, principalmente com a comunidade escolar, no sentido de possibilitar que vozes e olhares distintos participem da sua elaboração e concretização tornando-a instrumento viável aos princípios da democracia, da educação inter/multicultural e ao efetivo exercício da cidadania.
Abstract: The schooling in cycles balise a model of school organization presupposes break with the tradition predominant serializing and assumptions of an education culturally homogeneous and, incorporates the discourse of vanguard of democratization of school and teaching guided by pedagogy of inclusion. In this sense, expressed substantial changes in the design of curriculum, knowledge and the teaching-learning process, but also, in shaping the school space and time and, in addition, forge a (re)means the social function of the school. Indeed, the study in question had to central to understand how the implementation of cycles of training, basic education, contributed to a more coherent approach about the recognition and highlighting of cultural diversity, therefore, the differences in schools. THE search is of a qualitative nature, has demanded a bibliographic research imbrincando-to the documentary analysis of the Proposal pedagogical organization of the Fundamental School in cycles of human formation of the Municipal Department of Education and Culture of Manaus for deepening theoretical-methodological routed. We started the assumption that the implementation of pedagogical proposal of the Training Courses Human SEMED/Manaus, raised demands alternatives to the school everyday life, including these demands alternatives to the school everyday life, including these demands, the question of sociocultural diversity. Although the organization of the school in cycles of human formation prescribes changes in the structure both administrative, pedagogical and curriculum, the search has shown that the proposal calls for a (re)grounds more consistent about the issue of cultural diversity. However, it is a major concern to promote open and critically the analysis, reflection and discussion of the proposal, mainly with the school community, in order to allow that looks different voices and participate in the preparation and implementation make-to viable instrument to the principles of democracy, education inter/multicultural and the effective exercise of citizenship.
Keywords: Ciclos de Formação
Diversidade Cultural
Currículo Escolar
Training
Cultural Diversity
School Curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: VASCONCELOS, Darianny Araújo dos Reis. A diversidade cultural na proposta pedagógica de organização do ensino fundamental em ciclos de formação humana da secretaria municipal de educação e cultura de Manaus. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3213
Issue Date: 16-Feb-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao-Darianny Araujo dos Reis Vasconcelos.pdf571.5 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.