???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Silene Moreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9152919893341624por
dc.contributor.advisor1Niño, Carlos Guillermo Rojas-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2006-09-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Silene Moreira de. Brinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3216-
dc.description.resumoO presente estudo é uma investigação de caráter teórico-reflexivo sobre a dimensão educativa do lúdico empregada nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é refletir sobre a ludicidade na prática pedagógica em contexto escolar, instrumento fornecedor de experiências estimulantes, que podem despertar a criança para a autonomia, criticidade e criatividade. A pesquisa é do tipo bibliográfico, cujo aporte teórico serve de dados para refletir sobre a temática deste trabalho, que será ilustrada com idéias e alguns conceitos de disciplinas como: história, pedagogia, psicologia, antropologia, psicanálise, neurociência e filosofia. Ë importante ressaltar também, que trabalhará com os termos: jogo, brincar, brincadeira, brinquedo em um mesmo sentido, ou seja, voltado para a ação lúdica da criança. Constatou-se, no decorrer da investigação, o caráter polissêmico do brincar, o mesmo, ligado a várias manifestações que ampliam as potencialidades da criança. Cujas possibilidades de expressão, criação e manifestação do brincar implicam, sem dúvida, valiosas contribuições em muitos aspectos citados na pesquisa, entre eles o despertar para a autonomia, a criticidade e a criatividade, envolvendo, assim, a dimensão social, cultural, política e psicológica.por
dc.description.abstractThe present study is a theoretician-reflexive inquiry about the educative dimension of playful in the beginning of basic education. With the objective to reflect about the playful in the pedagogical practical of school context, as a instrument capable to offer stimulating experiences to create more independent and creative children. The research is a bibliographical type, counting on a theoretical universe for the interpretation of the data and facts harvested in the reading of some authors, whose boarding send this thematic one. This research will be illustrated with ideas and concepts of some disciplines as: history, pedagogy, psychology, anthropology, psychoanalysis, neuroscience and philosophy. It is important to stand out, that this research will work with the terms: game, to play, trick, toy in one same direction that is, come back toward the playful action of the child. Was observed in elapsing of the inquiry the many meanings of playing, the same, on to some manifestations that extend the potentialities of the child. The possibilities of expression, creation and manifestation of playing, imply without doubt, valuable contributions in many aspects cited in the research, between them the wakening for the autonomy, and the creativity. Thus involving the social, cultural, political and psychological dimension.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7435/Silene_Moreira_Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectDimensão educativapor
dc.subjectPotencialidadespor
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectEducative dimensioneng
dc.subjectPotentialitieseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleBrinco, logo existo: reflexões sobre a dimensão educativa do lúdico nas séries iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silene_Moreira_Souza.pdf283.3 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.