???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRicardo, Helenice Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0751428538260685por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Amélia Regina Batista-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2006-09-25-
dc.identifier.citationRICARDO, Helenice Aparecida. Geografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaço. 2006. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3217-
dc.description.resumoO propósito desta dissertação é apresentar uma discussão epistemológica acerca da representação do espaço no ensino de Geografia. As abordagens espaciais pretendidas pelas vertentes críticas dos Movimentos de Renovação da Geografia resgatam o entendimento de que as representações do espaço devem incluir a experiência e o conhecimento oriundos do saber que a vivência do espaço nos oferece e representam a recuperação do compromisso social na Geografia. Só poderemos transformar mundos através do desenvolvimento da consciência crítica, se, democraticamente, dermos voz a todos, uma vez que todos nós temos algo a acrescentar aos saberes sobre o espaço. Acreditamos que uma melhor compreensão da realidade depende da conscientização acerca da nossa prática pedagógica, portanto, responsabilizando-nos por nossas ações educativas, poderemos concretizar o ideal defendido pela Geografia Contemporânea, de compreensão ampla da realidade da qual participamospor
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to present an epistemological discussion about the representation of the space in Geography teaching. The space approaches intended by the critic groups of the Geography Innovative Movements (Movimentos de Renovação da Geografia) bring back the understanding that the space representations should include the expertise and know-how originated from the knowledge that space experience offers us and that represent the rescue of the Geography social commitment. We will only be able to change the worlds through the development of critical conscience, if, we democratically, give all voice, once each of us have something to add to the knowledge about the space. We believe that better comprehension of reality depends on the consciousness over our pedagogic practice, thus, being responsible for our educational actions, we´ll be able to make true the ideal defended by the Contemporary Geography, which is the wide comprehension of the reality.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7467/Helenice%20Ricardo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMapaspor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectAbordagens do Ensinopor
dc.subjectRepresentação do Espaçopor
dc.subjectMapseng
dc.subjectGeographyeng
dc.subjectTeaching approacheng
dc.subjectSpace representationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleGeografia em mapas: por uma epistemologia da representação do espaçopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helenice Ricardo.pdf3.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.