???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTorres, Rosângela Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4994105403319235por
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2009-03-30-
dc.identifier.citationTORRES, Rosângela Fernandes. Trabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manaus. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3224-
dc.description.resumoO foco deste estudo se debruçou a conhecer as Representações Sociais do trabalho pedagógico dos professores (as) da rede municipal da metrópole de Manaus. Nossa coleta consistiu na realização de técnicas associativas, com a Associação Livre de Palavras TAL, num primeiro momento, e posteriormente projetivas com o uso do Procedimento de Classificações Múltiplas PCM, com observação direta em parte das escolas dos professores envolvidos, participaram da pesquisa 100 (cem) sujeitos. Analisamos os dados com o SSA Analise dos Menores Espaços (SSA: Smalallest Space Analysis), de cunho estatístico, e disposto em faces pela Teoria das Facetas. Os resultados demonstram uma representação social arraigada na separação entre o pensar e entre o pensar e fazer, onde os professores não pensam executam o que os outros mandam .por
dc.description.abstractThe aim of this study focused on knowing the Social Representations of teachers pedagogical work from the city hall schools in Manaus. Our collection consisted on associative techniques, together with the Free Association of Words FAW, at first, and later on projective techniques with the use of Proceedings of Multiple Classifications PMC, with direct observation in schools where the teachers are involved. It was participating in the research 100 (one hundred) subjects. We analyzed the data with the SSA (Smallest Space Analysis), of statistical nature, and available in faces in the Theory of Facets. The results show a social representation connected on the separation between the think and the think and do, where the teachers do not think what the other people order .eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7095/DISSERTACAO%20ROSANGELA%20TORRES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectTrabalho-Pedagógicopor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectSocial Representationeng
dc.subjectPedagogical Workeng
dc.subjectTeachers Formationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleTrabalho pedagógico: as representações sociais de professores(as) do município de Manauspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO ROSANGELA TORRES.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.