???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Raquel Neiva de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955458299562017por
dc.contributor.advisor1Bissoli, Michelle de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328por
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2011-05-04-
dc.identifier.citationCARVALHO, Raquel Neiva de Souza. A construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidiano. 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3233-
dc.description.resumoA presente pesquisa traz algumas reflexões acerca da infância e da educação institucionalizada no Brasil, refletindo sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no espaço institucionalizado da creche, ofertado pela rede municipal de ensino, na cidade de Manaus. Tal estudo tem como objetivo geral compreender a construção do currículo da e na creche, por meio do cotidiano e das práticas desenvolvidas nesse espaço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, o grupo focal, observações participantes e entrevistas semi-estruturadas. Para a análise dos dados obtidos, escolhemos o Método de Interpretação de Sentidos, que nos leva ao aprofundamento na análise do material coletado, estabelecendo uma triangulação entre os objetivos do estudo, a base teórica adotada e os dados empíricos. Buscamos, no processo de pesquisa conhecer o cuidar/educar da creche por meio do currículo que nela é concebido e cuja implementação acontece nas práticas cotidianas e no modo como são organizadas, conduzidas e realizadas. São resultados da investigação: a percepção da dicotomia entre o pensado na Proposta Curricular e o real vivido no cotidiano da creche, motivado pela ausência de participação das professoras na elaboração desse documento, fato do qual decorre não se sentirem sujeitos do processo educativo; o planejar fragmentado, não coletivo e dissociado da prática, o que leva a uma rotinização do trabalho pedagógico das professoras no dia a dia da creche. Para a superação dessas questões apontadas acreditamos ser necessária a formação continuada das professoras, para que, por intermédio do diálogo reflexivo sobre a prática, possam sentir-se autoras do processo educativo e ressignificar a rotina como um caminho para a superação da alienação profissional e para o atendimento de qualidade das crianças pequenas.por
dc.description.abstractThis research presents some reflections on childhood and education institutionalized in Brazil, reflecting on the pedagogical work developed in the space of institutionalized child care, offered by municipal schools in the city of Manaus. This study aims to understand the general construction of the curriculum and in the nursery, through the daily life and practices developed in this space. This is a qualitative study in which we adopted as the methodological procedures: a literature review, document research, focus groups, participant observation and semi-structured interviews. For data analysis, we chose the method of interpretation of meaning, leads us to deepen the analysis of the collected material, establishing a triangulation between the objectives of the study, the theoretical basis and empirical data. We seek, in the research process to know the care / education from kindergarten through the curriculum that it is designed and whose implementation happens in everyday practices and how they are organized, conducted and performed. Research findings are: perception of the dichotomy between the idealized and real Curriculum Proposal lived in daily child care, motivated by the lack of participation by teachers in preparing this document, a fact which implies they do not feel the educational process, the fragmented planning, collective and not separated from practice, which leads to a routinization of the pedagogical work of teachers on the day of kindergarten. To overcome these issues pointed believe to be necessary with continued education of teachers so that, through reflective dialogue about practice, can feel the authors of the educational process and reframe the routine as a way to overcome the alienation and professional quality care for young children.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/10385/RAQUEL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrimeira Infânciapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectCotidiano da Crechepor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEarly Childhoodeng
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectEveryday Kindergarteneng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleA construção do currículo da e na creche: um olhar sobre o cotidianopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAQUEL.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.