???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3246
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Manipulação ideológica: a imagem propagandística como mecanismo de convencimento ideológico na sociedade capitalista e sua relação com a educação
???metadata.dc.creator???: Barros, Adelson Florêncio de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Selma Suely Baçal de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo científico expõe, com o objetivo de sistematicamente reunir, analisar e interpretar informações relativas às novas tecnologias e o desenho técnico arquitetônico na relação trabalho e educação, com base nos estudos de Pierre Lévy sobre o futuro do pensamento na era da informática e do conhecimento e sua abordagem sobre a inteligência coletiva por uma antropologia do ciberespaço. A partir disso, busca-se perceber o olhar de outros profissionais da área de engenharia e arquitetura, com a finalidade de juntos retratarmos o processo de mudança do desenho manual ao desenho auxiliado por computador. Trata-se de um estudo que parte da análise da dinâmica desse movimento, para definir a ação, as tendências e as contribuições das novas tecnologias no processo educacional e as conseqüências sociais no mundo do trabalho.
Abstract: The present scientific study explains, for grouping systematically, analyzing and understanding the technological innovation knowledge and the technical architectural design in the relationship among work and education, based on Pierre Lévy studies about the future idea in the computation and the knowledge era and Lévy s entirety new view about collective intelligence throughout the anthropology cyberspace. From this logical development on, the study inquires into the several engineer and architectural professional views for retracting together the transformation process of manual design to computer aided design. This study is starting from this dynamic transformation process, for showing the technological innovation action, its tendencies and its givebacks for educational process and the social results in the working world.
Keywords: Tecnologia
Desenho técnico
Trabalho
Educação
Tecnologia
Desenho técnico
Trabalho
Educação
Technology
Technical design
Work
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BARROS, Adelson Florêncio de. Manipulação ideológica: a imagem propagandística como mecanismo de convencimento ideológico na sociedade capitalista e sua relação com a educação. 2007. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3246
Issue Date: 16-Jan-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adelson_Florencio_Barros.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.