???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3341
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo da correlação entre o oxigênio dissolvido e a matéria orgânica em diferentes ambientes aquáticos da região Amazônica
Autor: Silva, Luana Monteiro da 
Primeiro orientador: Oliveira, Tereza Cristina Souza de
Resumo: O oxigênio dissolvido (OD) é atuante na degradação da matéria orgânica presente na água de origem biológica, procedente de plantas mortas e restos de animais. A relação entre OD e a matéria orgânica é importante para entender os valores baixos de OD registrados na literatura em ambientes aquáticos na Amazônia. O presente trabalho visa verificar o comportamento da relação do oxigênio dissolvido com os indicadores de matéria orgânica (DBO, BQO, carbono orgânico dissolvido e pH) presente em sete rios de diferentes características químicas da Amazônia, e em um igarapé da zona urbana de Manaus-AM. Os rios estudados são os rios de água clara: Arapiuns, Tapajós e Xingu, os rios de água preta: Negro e Preto da Eva, os rios de água branca: Madeira e Solimões, e ainda comparar com o igarapé Mindu tributário do Rio Negro onde se selecionou pontos em sua nascente e em área urbana que funciona como destino de despejos de esgotos e resíduos sólidos, principalmente domésticos. As coletas foram realizadas em períodos hidrológicos de cheia e seca de 2010. Os resultados demonstram o estado de preservação dos rios quanto às suas características naturais demonstrando as diferenças entre esses rios e confirmando a heterogeneidade da Bacia Amazônica, com coeficientes de variação para os indicadores de matéria orgânica superior a 40% nas fases hidrológicas avaliadas. Nos pontos de coleta do igarapé do Mindu encontram-se características de ação antrópica, fato esperado, já que estes se situam em área de ocupação urbana, portando notam-se variações nos parâmetros analisados. Notaram-se correlações negativas entre os indicadores de matéria orgânica e as concentrações de oxigênio dissolvido nos dois períodos hidrológicos avaliados, evidenciando que as concentrações de MO controlam os níveis de OD tanto no ambiente natural quanto no impactado.
Palavras-chave: Rios amazônicos
Oxigênio dissolvido
Matéria orgânica
Área(s) do CNPq: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Química
Citação: SILVA, Luana Monteiro da. Estudo da correlação entre o oxigênio dissolvido e a matéria orgânica em diferentes ambientes aquáticos da região Amazônica. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3341
Data de defesa: 26-Jan-2012
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana Monteiro da Silva.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.