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dc.creatorRodrigues, Marcelo da Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215773198292553por
dc.contributor.advisor1Witkoski, Antonio Carlos-
dc.date.available2015-04-09-
dc.date.issued2011-11-20-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcelo da Silveira. Civilização do automóvel: a BR 319 e a opção rodoviarista brasileira. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3380-
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender as razões/motivações que levaram a República Federativa do Brasil a optar historicamente pelo modal rodoviário como principal meio de indução do desenvolvimento nacional à revelia do gigantismo territorial e de sua consequente pluralidade de realidades econômicas, sociais e ambientais. Para tal, foi realizada uma análise da escolha pela manutenção deste padrão no contexto do século XXI, tendo como recorte do trabalho o projeto de reconstrução da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), que é bastante elucidativo, visto que esta foi uma estrada projetada e construída num dos principais momentos de boom rodoviarista nacional e que, apesar de ter sido completamente pavimentada, não se manteve funcional. Assim, o trabalho pretende demonstrar, através das peculiaridades desta estrada, a força desse projeto de desenvolvimento no país que, mesmo em contextos extremamente diversos e, especialmente, num momento em que em diversas partes do mundo se discutem novas formas ou racionalidades para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, se mantém presente nas propostas governamentais brasileiras.por
dc.description.abstractThis study seeks to understand the reasons/motivations that led to the Federative Republic of Brazil to choose historically roads as the main means of inducing national development, despite the gigantism of its territory and its consequent diversity of economic, social and environmental realities. To this, it was performed a choice s analysis for maintaining this standard in the context of the twenty-first century, focusing on the work of the BR-319 s reconstruction project, that connects Manaus (AM) to Porto Velho (RO), which is quite elucidative, since this was a road designed and built in one of the key moments of national road transport boom and that although it was completely paved it not remained functional. Thus, the paper aims to show the road s peculiarities through of the strength of this country development project, even in highly diverse context and, especially, at a time in that various parts of the world is discussing new ways or rationales for the socio-economic and environmental, is still present in the Brazilian government proposals.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/7533/DISSERTACAO%20MARCELO%20DA%20SILVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCivilização do automóvelpor
dc.subjectAmazôniapor
dc.subjectBR-319, Rodoviarismopor
dc.subjectModelos de Desenvolvimentopor
dc.subjectCivilization of the automobileeng
dc.subjectAmazoneng
dc.subjectBR-319eng
dc.subjectRoad transporteng
dc.subjectDevelopment modelseng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIApor
dc.titleCivilização do automóvel: a BR 319 e a opção rodoviarista brasileirapor
dc.typeDissertaçãopor
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