Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3499
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aumento da eficiência energética em uma empresa do Pólo Industrial de Manaus: um estudo de caso
Autor: Her, Chul Gu
Primeiro orientador: Machado, Waltair Vieira
Resumo: A busca de competitividade para a sobrevivência de uma empresa dentro de um mercado apresenta diversos fatores determinantes, com variáveis internas e externas que podem resultar em uma seleção natural das empresas, especialmente daquelas que não estiverem preparadas com flexibilidade no gerenciamento e não tiverem uma política de redução de desperdício atrelado à busca de inovações tecnológicas e campanhas de aperfeiçoamentos da sua força de trabalho. Esta seleção natural pode ocorrer com a indicação da queda dos preços de um produto devido ao avanço de fatores tecnológicos. Uma empresa precisa estar atenta a estes avanços tecnológicos e necessita otimizar o seu gerenciamento a fim de identificar a variabilidade de fatores internos e externos do mercado. Uma empresa que se instale no Pólo Industrial de Manaus - PIM - sofre dificuldades nos dias de hoje devido ao alto custo da energia elétrica e ao decréscimo das vendas motivadas pela competição interna e também externa de outros países, o que a coloca em uma situação de risco, pois, além do alto custo de consumo dos suprimentos (energia elétrica, água, gás, óleo), estes suprimentos sofrem reajustes constantes, sufocando a empresa. O presente trabalho se refere a um estudo de caso no qual se avalia a eficiência de procedimentos na implantação de modelos de tomada de decisão em uma empresa do Pólo Industrial de Manaus. Especificamente analisa os esforços empreendidos por uma empresa do ramo cinescópio, no que se refere ao aumento de eficiência energética. A empresa em estudo conseguiu melhorar a eficiência energética através de várias tomadas de decisões e outras ações que demandaram recursos internos e externos, tendo como principal indicador de resultados o custo com relação direta à quantidade de peças. Este trabalho contribuiu para a diminuição do custo de energia tornando a empresa mais competitiva, conseguindo uma margem de economia com a energia elétrica, água, ar comprimido, ar condicionado e óleo, sem nenhum investimento, conseguindo ainda um aumento de faturamento anual que vem ocorrendo com a demanda de produção
Palavras-chave: Eficiência energética
Tomada de decisão
Aspectos culturais
Pólo Industrial de Manaus-PIM
Energetic efficiency
Decision making
Cultural aspects
The Industrial Pole of Manaus - PIM
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Faculdade de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citação: HER, Chul Gu. Aumento da eficiência energética em uma empresa do Pólo Industrial de Manaus: um estudo de caso. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3499
Data de defesa: 13-Fev-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reprodução Não Autorizada.pdf46,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.